Internacional Titulo
Oposição diz que operação contra seita religiosa na Angola matou mais de mil
03/05/2015 | 14:58
Compartilhar notícia


Johannesburgo, 03/05/2015 - O principal partido de oposição da Angola, conhecido pela sigla UNITA, afirma que uma operação do governo contra a seita religiosa "Igreja Cristã do Sétimo Dia à Luz do Mundo" deixou 1.080 mortos. A polícia, porém, diz que o número de vítimas é bem menor: 13 civis e nove policiais. O líder da seita, José Julino Kalupeteka, foi preso.

De acordo com o comissário de polícia Paulo Gaspar de Almeida, os civis mortos eram guarda-costas de Kalupeteka. A operação contra a sede da igreja aconteceu no dia 16 de abril, na província de Huambo. "Eu não sei onde haveria espaço para enterrar tanta gente", comentou o comandante provincial da polícia, Elias Livulo, questionando os números apresentados pela UNITA.

O líder da UNITA no Parlamento, Raul Danda, disse que um grupo do partido visitou a área durante três dias para investigar o incidente. Eles teriam chegado ao número de mortos após contatos com testemunhas, grupos civis e autoridades locais. O partido acusa a polícia de impedir a entrada de jornalistas e observadores independentes no local do incidente. De fato, na história recente muitas vezes jornalistas que trabalhavam em casos contrários aos interesses do governo foram presos.

A legislação da Angola não reconhece grupos religiosos com menos de 100 mil seguidores. O partido governista Movimento Popular para a Libertação da Angola acusa a Igreja Cristã do Sétimo Dia à Luz do Mundo de incitar atos de violência e promover instabilidade. O presidente angolano, José Eduardo dos Santos, descreveu o grupo, que é uma dissidência da Igreja Adventista do Sétimo Dia, como "uma ameaça à paz". Ele teria ordenado que a Procuradoria Geral da República usasse, de acordo com a lei, "as medidas apropriadas para colocar um fim às atividades ilegais da seita".

A seita obrigava os seguidores a vender seus bens e morar nas montanhas da Angola, em preparação para o fim do mundo, que ocorreria no dia 31 de dezembro deste ano. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;