Fechar
Publicidade

Sábado, 22 de Novembro

|

Max º Min º
Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Diarinho

Publicado em domingo, 9 de agosto de 2009 às 07:05 Histórico

Por que o tucano tem o bico tão grande?

Andréa Iseki/DGABC

O bico do tucano ajuda a capturar alimentos, como frutas e sementes, e pegar insetos e filhotes de outras aves no ninho. É também um meio para se comunicar, atrair a fêmea, se defender e intimidar outras aves. Recentemente também descobriu-se que serve para regular a temperatura do corpo.

Essa parte representa quase a metade do corpo, que mede em média 50 cm, o que significa que pode atingir mais de 20 cm só de bico. Mas nem todos são iguais. O do macho é maior do que o da fêmea e ainda é menos curvo e longo. Também varia entre as espécies. O do tucano-toco é o maior: pouco menos de 30 cm, já que a ave tem 61 cm de comprimento.

Não pense que é pesado. É formado de tecido ósseo esponjoso, o que o torna leve (é pouco mais pesado que isopor) e não prejudica o equilíbrio na hora de voar ou se manter no galho. Mesmo assim é resistente, porque é feito de queratina, proteína presente na unha e cabelo.

Consultoria de Denis de Andrade, professor de zoologia da Unesp de Rio Claro, e da bióloga Sabrina Romano, do Zoológico de São Paulo

Serve para se refrescar

Pesquisadores brasileiros e canadenses descobriram recentemente que o bico grande dessa ave é usado para trocar calor com o ambiente, ou seja, serve para regular a temperatura como uma janela térmica. O estudo foi feito por muitos anos com o tucano-toco.

Observou-se que na parte das penas, a temperatura varia pouco em relação à temperatura do ambiente. Enquanto que na região do bico, muda bastante. Isso acontece, porque, quando o ambiente sofre quedas de temperatura, como ao anoitecer, os vasos sanguíneos do bico se contraem, impedindo que a ave perca calor.

Quando a temperatura aumenta durante o dia, esses vasos se dilatam e permitem que o tucano se desfaça de parte do calor. O pato usa esse mesmo recurso. E o elefante faz isso com as orelhas.

Nem o naturalista Charles Darwin, que estudou a evolução das espécies, tinha conseguido desvendar esse mistério. Para ele, o bico teria a mesma função que a cauda do pavão, a de atrair a fêmea para o acasalamento.

Outros bicudos

O tamanho do bico das aves está ligado ao seu hábito alimentar. O maior é o do pelicano australiano que chega a medir 50 cm, quase o tamanho do braço de um adulto. A principal função é servir como rede na água para pescar o alimento. Depois de capturar o peixe, o pelicano abre um pouco o bico para deixar a água escorrer.

Gavião, coruja e águia têm bico bem forte, com ponta curvada para rasgar a carne da presa. Papagaio e arara dependem dele para quebrar frutos e sementes duras, utilizando-o como gancho para retirar a polpa.

O pica-pau tem bico largo para capturar os insetos durante o voo. O beija-flor possui bico comprido e fino, como tubo, para sugar o néctar das flores. A garça também possui bico fino e pontudo para fisgar o peixe.

Saiba mais

- Há 34 espécies de tucanos que vivem em bandos na América do Sul. No Brasil estão no cerrado, Amazônia, Pantanal e Mata Atlântica. São onívoros, alimentando-se de frutas e sementes, mas também podem comer insetos, anfíbios, répteis e ovos.

- As espécies mais comuns aqui são o tucano-toco (a maior entre todas, que vive 16 anos), o tucano de bico-verde e o tucano-grande-de-papo-branco, que vive 40 anos.

- Essas aves, em geral, têm olhos azuis e bico amarelo e preto (o tucano de bico verde tem bico dessa cor!). O pescoço normalmente é branco. As penas do corpo podem ser de várias cores, como vermelho, verde, azul e amarelo, misturadas ao preto. Isso varia entre as espécies.

- Emitem sons para se comunicar com outros da mesma espécie, mas não imitam vozes como os papagaios.

- O tucano faz ninho nos ocos das árvores, e a fêmea bota de dois a quatro ovos. Os filhotes nascem sem penas e ficam de 43 a 52 dias no ninho sendo alimentados pela mãe. 



Veja Também

Tags

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC



Revista Playboy Revista Sexy Palmeiras Corinthians São Paulo Santos Portal Santo André Portal São Bernardo Portal São Caetano Portal Diadema Portal Ribeirão Pires Portal Mauá Portal Rio Grande da Serra Portal Grande ABC Ronan Maria Pinto Notícias Regionais Política Regional Vídeos de Santo André no ABC Paulista Vídeos de São Bernardo no ABC Paulista Vídeos de São Caetano no ABC Paulista Vídeos de Diadema no ABC Paulista Vídeos de Mauá no ABC Paulista Vídeos de Rio Grande da Serra no ABC Paulista Vídeos de Ribeirão Pires no ABC Paulista Notícias do dia 22 do 11 de 1999 Notícias do dia 22 do 11 de 2000 Notícias do dia 22 do 11 de 2001 Notícias do dia 22 do 11 de 2002 Notícias do dia 22 do 11 de 2003 Notícias do dia 22 do 11 de 2004 Notícias do dia 22 do 11 de 2005 Notícias do dia 22 do 11 de 2006 Notícias do dia 22 do 11 de 2007 Notícias do dia 22 do 11 de 2008 Notícias do dia 22 do 11 de 2009 Notícias do dia 22 do 11 de 2010 Notícias do dia 22 do 11 de 2011 Notícias do dia 22 do 11 de 2012 Notícias do dia 22 do 11 de 2013 Notícias do dia 22 do 11 de 2014 Trânsito Santo André Trânsito São Bernardo Trânsito São Caetano Trânsito Mauá Trânsito Diadema Trânsito Ribeirão Pires Trânsito Rio Grande da Serra Tags das notícias