Publicado em terça-feira, 24 de maio de 2011 às 07:10

Parada Gay de Santo André espera 50 mil pessoas


Camila Brunelli
Do Diário do Grande ABC

Incorporar notícia

As entidades de defesa dos direitos dos homossexuais da região realiza os últimos preparativos para a 5ª Parada do Orgulho LGBT, marcada para domingo, a partir das 13h. A concentração será na esquina da Avenida D.Pedro II com a Rua Catequese; a festa termina na Rua Padre Vieira, ao lado do Parque Celso Daniel.

O presidente da ONG ABCDS (Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual), Marcelo Gil, disse que neste ano, o número de participantes deve supreender.

Gil explicou que, por conta dos problemas enfrentados nos últimos anos, o público da parada ficou aquém do esperado nas edições anteriores. Em 2009, a Polícia Militar impediu a circulação de um dos trios elétricos por falta de documentação, o que causou revolta dos participantes. "Na ocasião, contamos com a presença de cerca de 20 mil pessoas. Nós esperávamos bem mais." No ano passado, a polícia usou spray de pimenta para dispersar os manifestantes já no fim do evento, na Avenida Firestone.

Com a paz selada entre a ABCDS, a Polícia Militar e a Prefeitura, a organização do evento já teve notícias de que caravanas de várias cidades estão se organizando para vir à parada. Osasco, Presidente Prudente e municípios da Baixada Santista estão na lista.

Gil espera que o público passe de 50 mil pessoas. No caso de a expectativa do presidente da ABCDS não se concretizar, o evento deverá acabar perto das 19h. "Se tiver mais gente, temos de dispersar antes, para não paralisar a cidade."

O comandante da Polícia Militar na região, coronel José Luís Navarro, contou que amanhã haverá palestras de integração entre a organização da parada, as polícias Militar, Civil e Guarda Civil Municipal. "Nós vamos ouvir o que eles têm para falar com relação à atuação no dia do evento."

Cerca de 200 policiais e guadas-civis trabalharão na segurança do evento. "No ano passado houve perfeito entrosamento entre todos", avaliou o coronel. "Eles farão manifestação pacífica e ordeira. É um direito de expressão que eles têm."

Marcelo Gil afirmou que não serão permitidos ambulantes vendendo bebidas alcoólicas e que a interdição das ruas será feita gradativamente, conforme a passagem da parada.

A Prefeitura de Santo André informou que o Viaduto Acisa será interditado às 13h para a concentração do evento, na esquina da Avenida Dom Pedro II com Rua Catequese. Às 14h, a parada seguirá pela via, em direção ao Parque Celso Daniel. Durante a movimentação, serão bloqueadas para a passagem as ruas das Monções, Padre Vieira e Catequese, próximo ao Viaduto Acisa, sentido São Caetano. O trânsito será organizado com 30 agentes.



Veja Também

Tags

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Revista Playboy Revista Sexy Palmeiras Corinthians São Paulo Santos Santo André São Bernardo São Caetano Diadema Ribeirão Pires Mauá Rio Grande da Serra Grande ABC Ronan Maria Pinto

Action 'Detalhe :: Index', Execute: 0,016s, Render: 0,155s.