Política Titulo
Ministro do Turismo defende privatizaçao dos parques nacionais
Do Diário do Grande ABC
10/01/1999 | 19:50
Compartilhar notícia


O novo ministro do Esporte e Turismo, Rafael Greca, quer incentivar os vôos charter para incrementar o turismo interno. Por intermédio do vice-presidente Marco Maciel, Greca marcou um encontro para o final deste mês com o ministro da Aeronáutica, Walter Brouer, para discutir o assunto. Apostando no turismo interno, ele defende a privatizaçao dos 35 parques nacionais para construçao de hotéis mais baratos. ``Nosso lema será Goste do Brasil', disse o ministro.

``Temos que usar os sítios históricos, porque o turismo é o marketing da história e da natureza', afirmou o ministro. ``Nao se pode ter a idéia de que tudo deve ser intocado, pois só o uso conserva', argumentou.

O ministro se disse entusiasmado com a possibilidade de privatizaçao dos parques e construçao de paradores - nome dado a hóteis criados pelo governo da Espanha onde os hóspedes ficam em quartos especiais a preços de hotel três estrelas. ``Você pode se hospedar em castelos, palácios', disse ele. Ainda este mês, Greca participará da cerimônia de privatizaçao do Parque Nacional de Iguaçu.

Greca viaja nos próximos dias para a Bahia, onde pretende conversar com o secretário de turismo do Estado. ``Nao há estratégia mais inteligente do que transformar a regiao de Porto Seguro no projeto Costa do Descobrimento', elogiou, citando também o governador de seu Estado, Jaime Lerner. ``Jaime fez a costa oeste do Paraná', disse.

``Esse Brasil tao lindo nao se olha e precisa ser motivado a se gostar', afirmou o ministro, ressaltando o turismo gastronômico e cultural de Sao Paulo e ``a brisa doce do mar' do Rio de Janeiro.

Mercosul - O ministro também pretende estreitar relaçoes na área de turismo com os outros países do Mercosul. ``Seria uma forma de juntar o eixo Buenos Aires, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Sao Paulo, Rio de Janeiro com o eixo Sao Paulo, Montevidéu e com o eixo Curitiba, Assunçao, com ramificaçoes nas missoes jesuíticas, que sao o coraçao histórico do Mercosul', disse ele.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;