Economia Titulo
OMC: presidente do Banco Mundial defende países pobres
Do Diário do Grande ABC
29/11/1999 | 14:56
Compartilhar notícia


O presidente do Banco Mundial, James Wolfensohn, defendeu os países em vias de desenvolvimento na abertura das negociaçoes na Organizaçao Mundial do Comércio, nesta sexta-feira em Seattle, ao exigir a reduçao do protecionismo para os países pobres.

``É insensato pedir aos países pobres que reformem suas economias", disse Wolfesohn em um discurso em Washington. Denunciou as restriçoes que os países industrializados poem ao acesso aos seus mercados para os produtos agrícolas, têxteis e de construçao provenientes de países do terceiro mundo. ``Deve-se reduzir o protecionismo agrícola dos países ricos', disse.

``As exportaçoes de produtos manufaturados provenientes dos países em desenvolvimento para o mundo industrializado estao sujeitas a barreiras (comerciais) quatro vezes mais elevadas do que as daqueles produtos provenientes dos países industrializados', destacou. Wolfensohn lançou um apelo a uma liberalizaçao total do acesso aos mercados para 48 países mais pobres.

O presidente do Banco Mundial pediu também que os países pobres estejam melhor representados na OMC em Genebra e saudou assim o apoio que manifestam sobre esta questao Gra-Bretanha e Holanda.

``Esta nova rodada do Desenvolvimento deve ir aquém das negociaçoes estreitas de concessoes mútuas. Nao devemos perder a ocasiao e trabalhar de um modo flexível e imaginativo para criar um sistema de comércio mundial que, para os países em desenvolvimento, tenha realmente uma diferença', disse Wolfensohn.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;