Cultura & Lazer Titulo
Papo de escritor
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
30/05/2010 | 07:27
Compartilhar notícia


Difícil imaginar Luis Fernando Verissimo e Zuenir Ventura no Big Brother. Mas o livro Conversa Sobre o Tempo (Agir, 256 págs., R$ 39,90) é quase isso.

Na verdade, está mais próximo de um reality show às avessas. Os dois foram convidados pela editora a passarem cinco dias ‘isolados' em uma fazenda, para conversar sobre cinco assuntos: amizade, família, paixões, política e morte. A intermediação foi do jornalista Arthur Dapieve, que assina a obra como autor.

O lugar bem afastado - Areal, a 100 quilômetros da capital fluminense - não foi escolhido à toa. Precisavam de tranquilidade e aquela seria, segundo Dapieve, "a casa menos vigiada do Brasil", em um trocadilho com o slogan do BBB.

A proposta é interessante e o resultado também. Os escritores, nessa conversa íntima, discorrem sobre as primeiras experiências sexuais e com as drogas, sobre filhos e choques de gerações.

Falam também sobre a profissão. "Escrever é realmente pra mim muito mais penoso. Ler é que é bom. Mas, enfim, escrevo por necessidade, escrevo porque é realmente o ganha-pão, minha maneira de viver, de sobreviver", diz Ventura.

Já para Verissimo: "Eu não concordo com a ideia de que o escritor tem uma função. É sempre por prazer, para fazer uma terapia individual, fazer literatura é ter uma história que tem que botar para fora, de alguma forma. Mas acho que é também uma maneira de organizar meus pensamentos".

Pra resumir, esta é uma espiada que vale a pena.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;