Internacional Titulo
Protesto reúne chilenos contra decisão favorável a Pinochet
Das Agências
10/07/2001 | 00:21
Compartilhar notícia


Cerca de mil pessoas participaram nesta segunda-feira de uma passeata pelas ruas de Santiago contra a decisão da Justiça chilena em suspender o processo contra o ex-ditador Augusto Pinochet. Nenhuma pessoa foi presa durante o ato.

Durante a manifestação, onde não foi registrada nenhuma prisão, os participantes gritavam: "Justiça, justiça, queremos Justiça!".

A maior parte dos manifestantes integravam a Assembléia dos Direitos Humanos, grupos de Familiares de Presos Desaparecidos, de Familiares de Executados Políticos e do Partido Comunista.

Na Praça das Armas, Centro da capital, foram registrados atos de violência quando um grupo se aproximou da Catedral Metropolitana, onde se realizava uma cerimônia em homenagem ao dia do juramento à bandeira, e apedrejou cinco ônibus vazios que haviam transportado delegações militares.

A polícia agiu lançando bombas de gás lacrimogênio e jatos d'água nos manifestantes.

Longe da confusão, cerca de vinte pessoas se reuniram nas proximidades da mansão do general Pinochet comemorando a decisão judicial.

Nesta segunda-feira, a Sexta Sala da Corte de Apelações de Santiago suspendeu o processo contra Pinochet, acusado de encobrir 75 assassinatos e seqüestros políticos durante seu governo (1973-1990), por considerar os problemas de saúde do ex-ditador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;