Palavra do Leitor Titulo Palavra do leitor
Tratamento contra o crack

A região da cidade de São Paulo que ficou conhecida pela triste alcunha de Cracolândia, na Luz, concentra...

Do Diário do Grande ABC
19/04/2015 | 11:31
Compartilhar notícia


A região da cidade de São Paulo que ficou conhecida pela triste alcunha de Cracolândia, na Luz, concentra centenas de pessoas que usam crack, álcool e outras drogas de forma compulsiva e o alto grau de dependência os impede de terem consciência sobre sua real condição.

A dependência química é doença crônica, tal como câncer, diabetes e hipertensão. Em estágios avançados ou quando o problema torna-se agudo, para qualquer outro problema de saúde indica-se internação hospitalar visando à estabilização do quadro. Por que, então, deve ser diferente com quem é usuário de drogas?

Não há espaço para discutir ideologias. A luta antimanicomial foi muito importante, mas hoje, passados 15 anos da reforma psiquiátrica, é preciso reconhecer que a rede pública deixou de criar soluções efetivas para os casos de saúde mental mais graves e extremos, e que por sua natureza precisam de internação e tratamento intensivos, com medicamentos e equipe multidisciplinar.

O programa Recomeço, do governo do Estado de São Paulo, lançado em 2013, não preconiza internações indiscriminadas de dependentes químicos, mas as indica quando o caso é realmente grave.

Na Cracolândia, mais de 80% dos dependentes que são encaminhados ao Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas) são classificados como doentes graves e que precisam de internação. Necessitam de período de abstinência mínimo, de desintoxicação, para depois seguirem o tratamento em nível ambulatorial e voltarem à rotina do dia a dia.

Desde 2013, quando o Cratod começou, foram realizados mais de 16 mil acolhimentos e 8.600 encaminhamentos de dependentes para internação, 87% dos quais de forma voluntária.

Uma das ações do programa Recomeço é o Recomeço Família, que tem o objetivo de acolher, orientar e apoiar os familiares de dependentes químicos. Com esta iniciativa, busca-se minimizar as chances do desenvolvimento de doenças e transtornos emocionais, decorrentes do impacto da convivência com o familiar dependente químico. Em 2014 o Recomeço Família realizou 7.100 atendimentos, em 13 unidades.

O conjunto de iniciativas do programa Recomeço, que conta com a participação das secretarias da Saúde, Desenvolvimento Social, Justiça e Trabalho, oferece oportunidades para que o dependente químico deixe essa condição, por meio de desintoxicação para os casos mais agudos, recuperação e reinserção na sociedade e no mercado de trabalho. Uma etapa de cada vez, sem atropelos, como deve ser.

Ronaldo Laranjeira é psiquiatra e coordenador do programa Recomeço, do governo do Estado de São Paulo.


Palavra do leitor

Dia do Índio
Hoje, ironicamente comemora-se o Dia do Índio. Chega a dar arrepios nas múmias dos faraós do Egito assistir ao nosso Congresso discutir com qual expressão, substantivo ou terminologia deveremos, doravante, direcionar-nos aos nossos índios, se ‘povos indígenas ou população indígena’. Ao que parece, nossos irmãos índios sofrem muitas displicências e negligências pontuais, desde os tempos da mentira que foi o descobrimento do Brasil. Creio que cidadania, Saúde, Educação, assentamento de terras – sem tocar em suas culturas nativas – sejam as verdadeiras aspirações dos mesmos e também as nossas, como irmãos de Nação. Tomara que a próxima prioridade do Senado não seja somente votar pelo fim das ratoeiras, em razão da preservação da espécie...
Cecél Garcia
Santo André

Parabéns!
Tenho a grata satisfação em registrar minhas congratulações a Patricia Freitas. Que possam os seus dias serem contemplados com o mérito da felicidade concebido por Deus, pois seu modo de agir torna notável a cada dia sua conduta profissional. Carisma, responsabilidade e conhecimento de que é portadora fazem com que tenhamos orgulho em ser comandados por você no compromisso confiado a ti na gestão do Pronto Atendimento Bangu, em Santo André. O trabalho constitui grande família e perto de ti podemos dividir momentos difíceis e agradáveis em busca de dias melhores. Que Deus te abençoe. Parabéns pelo seu aniversário. Grande beijo no seu coração.
Edson Campelo
Santo André

Exceção do contexto
Acho que nos acostumamos com tudo que é pouco e sem qualidade. Elogiar vereador por dar ‘jeitinho’ em casos de Saúde é também forma de alimentar um tipo de assistencialismo barato (Exceção da exceção, dia 11). Penso que o trabalho do vereador deve ser garantir que tenhamos direito a Saúde de qualidade. Não importa se seja de oposição ou governo, seria necessário separar a ideologia da política pública. Mas tanto o vereador citado quanto todos os outros ainda precisam fazer muito para ganhar elogios de toda a sociedade.
Eduardo Fagundes
Santo André

Visões
O parlamentar Sibá Machado saiu em defesa dos cumpanherus com a seguinte afirmação: ‘Dinheiro se autorroubou para nos incriminar’! Hein?! E eu que pensava que sua excelência estivesse de porre, mas pelos ditos penso que já está na fase de ver duendes, extraterrestres e outras cositas mais...
Aparecida Dileide Gaziolla
São Caetano

Censura à PF
É inaceitável a tentativa de impedir as investigações da Polícia Federal na Operação Lava Jato. Se o Poder Executivo não praticasse atitudes e atos condenáveis e antiéticos não haveria por que essa interferência. Isso é confissão de culpa, pois quem não deve, não teme.
Mário A. Dente
Capital

Saúde, Grana!
Quero parabenizar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Sacadura Cabral por estar contribuindo com a economia de água. Passei em consulta na unidade no dia 17, à noite, e não havia água para beber! Sequer existem bebedouros no local! Senhor prefeito, a Saúde em Santo André está caprichando.
Adilson Soares Junior
Santo André

Ladeira abaixo
IPCA de 8,2% em abril? Pelo andar da carruagem, com a incompetência, falta de comando, malfeitos, clientelismo, empreguismo e gastos incontroláveis, o PT logo vai conseguir nos incluir no famigerado grupo dos dois dígitos. Pobre, Brasil.
Luiz Nusbaum
Capital
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;