Memória Titulo Memória
E a região ganha sua primeira liga de futebol

Outro registro importante (em ata de 1915) refere-se a uma tal de Liga Interna de São Bernardo...

Ademir Medici
17/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


“Outro registro importante (em ata de 1915) refere-se a uma tal de Liga Interna de São Bernardo, da qual o Primeiro de Maio fazia parte e de onde se retirou em 1915 mesmo. Não há mais detalhes. Outras publicações não citam esta liga. É possível que tenha sido a primeira organização do gênero na região.”

Cf. Os Flechas Verdes, livro que narra os 83 primeiros anos do Primeiro de Maio FC, de Santo André.

Desde que publicamos o livro do Primeiro de Maio, em 1997, vínhamos procurando, aqui e ali, informações sobre esta liga de futebol que teria existido em Santo André. De repente, e cristalina, surge a informação, agora centenária. Pois no dia 17 de abril de 1915, um sábado, fundou-se a Liga de Futebol da Estação de São Bernardo – a primeira de que se tem notícia no Grande ABC.

Semanas antes, o jornal O Estado de S. Paulo já informava que esportistas locais pretendiam formar uma liga. E é o próprio jornal que traz os detalhes, em sua edição de 20 de abril daquele ano, que caiu numa quarta-feira.

Muito provavelmente a chamada Liga de Foot-Ball não prosperou, já que não deixou vestígios. Mas, como registro histórico, fica a informação, com os detalhes que se seguem, igualmente extraídos do Estadão.

Clubes fundadores da primeira liga de futebol do Grande ABC: Brasil FC, Primeiro de Maio FC e EC Operário, os três da então Estação de São Bernardo, hoje Santo André; Ribeirão Pires FC, da vizinha estação; e Kaut FC, da Capital.

Na data da fundação da liga, Osny Werner foi eleito secretário da mesma.

A primeira diretoria foi assim constituída: José Luiz Flaquer, o Dr. Flaquer ou Senador Flaquer, presidente; Dr. Christovam da Gama, vice-presidente; José Luiz Flaquer Sobrinho, tesoureiro; Osny Werner, secretário.

AMISTOSOS

No dia seguinte, domingo, dia 18, realizou-se amistoso no campo de futebol dos Flaquer: Brasil (time dos Flaquer e dono do campo) 3, EC Operário local 1; na preliminar, 4 a 0 para o Operário.

PIONEIRISMO PERDIDO

Caso a Liga de 1915 do então São Bernardo tivesse prosperado, hoje seria a mais antiga do futebol paulista em atividade. Antes dela, houve a Liga Paulista de Futebol (1901) e Associação Paulista de Esportes Atléticos (Apea, de 1913), antecessoras da atual Federação Paulista de Futebol.

IRMANDADE

O proletário Primeiro de Maio FC iniciou suas atividades futebolistas, em 1913, jogando no campo do sofisticado Brasil, o time dos Flaquer, que ficava na Rua Bernardino de Campos, esquina com a Rua Campos Sales, muito próximo da Chácara Mimosa, hoje sede do Primeiro de Maio.

NOTA – Dos times fundadores da liga original, Brasil e Operário não prosperaram; Primeiro de Maio e Ribeirão Pires são clubes centenários locais; quanto ao Kaut, da Capital, alguém teria notícias? Estranha-se que o Corinthians de Santo André e a AA São Bernardo, clubes que já existiam em 1915, não tenham participado desta liga de futebol pioneira e passageira.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 17 de abril de 1985 – ano 27, nº 5801

Manchete – Médicos insistem e organismo de Tancredo não reage

- Sarney busca o respaldo para assumir poder pleno.

Meio Ambiente – Deslizamentos na Serra do Mar impressionam o presidente da Petrobras. Hélio Beltrão faz sobrevoo de helicóptero na altura do Vale do Rio Mogi e vai à Refinaria de Cubatão.

São Bernardo – Governo Aron Galante começa a estudar a venda de áreas para os favelados.

Mauá – Jardim Zaíra pede pavimentação de ruas.

Movimento Sindical – Greve e dissídio dos metalúrgicos vão a julgamento.

Polícia – Cadeia Pública de São Bernardo ganha sala de assistência judiciária.

Em 17 de abril de...

1860 – Desembargador Policarpo José da Costa assume a presidência da Província de São Paulo.

1915 – Francisco Bonifácio Alves da Silva visita Santo André. Ele é considerado o fundador do Estado do Paraná.

A guerra. Da manchete do Estadão: ‘Um milhão e 200 mil italianos em armas.’

1930 – Assaltada a Coletoria Estadual de Santo André. Levada importância em dinheiro e sete contos de réis em estampilhas adesivas e selos. Godofredo Soares Monte Cruz, que exercia o cargo de oficial de Justiça na cidade, não só confessa o roubo como informa o paradeiro das estampilhas.

1945 – Fundado o Independente FC, de Mauá.

1970 – Governo do Estado cria a Susam (Superintendência de Saneamento Ambiental), que passa a exercer o controle da poluição atmosférica em nível estadual seguindo os passos da pioneira Cicpaa, do Grande ABC.

Hoje

Dia Mundial da Juventude

Dia do Hemofílico

Município Paulista

Jarinu. Instalado em 17 de abril de 1949, quando se separa de Atibaia.

Santos do dia

- Aniceto. Nasceu na Síria e foi papa entre 154 e 166, ano em que foi martirizado.

- Hermógenes

- Roberto (abade)

- Rodolfo 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;