Setecidades Titulo Meio ambiente
Santo André planeja aumentar a coleta seletiva

Meta do município é ampliar reciclagem de 8% para 20% dos resíduos inorgânicos

Nelson Donato
Especial para o Diário
15/04/2015 | 07:02
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A Prefeitura de Santo André iniciou ontem campanha de conscientização que visa aumentar o recolhimento de resíduos recicláveis do município. Com o slogan ‘Nunca uma separação teve um final tão feliz’, a iniciativa ressalta a importância da coleta seletiva e os benefícios que ela traz para a população.

Atualmente, a cidade, de 704 mil habitantes, gera 650 toneladas diárias de lixo, das quais 33 toneladas, cerca de 8%, são recicladas. A meta é chegar a 20% (140,8 toneladas) até 2016. Para divulgação, serão utilizadas bicicletas com cartazes, que irão circular principalmente durante a pedalada noturna e nas ciclofaixas dominicais. Agentes irão passar nas casas para fornecer informações e distribuir materiais explicativos.

Segundo o superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Sebastião Ney Vaz Júnior, isso aumentará a vida útil dos aterros municipais. “Já fizemos um estudo e se a cidade não elevar a reciclagem, os aterros logo ficarão lotados. Além disso, poderemos aumentar a renda dos cooperados, que hoje gira em torno de R$ 800, para R$ 2.000”.

Ele afirma que a campanha será feita em todos os bairros. “Queremos estimular a adesão à coleta seletiva, que hoje é feita uma vez por semana em cada residência”, destacou.

Atualmente existem 17 estações de coleta seletiva na cidade. Alguns resíduos, porém, devem ser entregues em locais específicos. É o caso das telhas de amianto, que possuem componentes cancerígenos e que podem contaminar o solo.

O prefeito Calos Grana (PT) destacou a importância da reciclagem e da conscientização das pessoas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;