Internacional Titulo Cessar-fogo imediato
Ministro de Relações Exteriores do Irã propõe plano de paz para o Iêmen
14/04/2015 | 12:00
Compartilhar notícia
ANDRES KUDACKI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


O ministro de Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, apresentou um plano - que inclui um cessar-fogo imediato - para solucionar o conflito militar no Iêmen. Zarif disse que o plano vai possibilitar uma bastante necessária ajuda humanitária, um diálogo entre facções locais iemenitas e um acordo entre potências regionais e outras para que o país tenham "um governo com base ampla e amigável aos vizinhos".

As declarações de Zarif foram feitas enquanto o Irã e seis potências mundiais negociam um acordo sobre o programa nuclear iraniano em troca da redução das sanções ocidentais impostas ao país. Ao mesmo tempo, os EUA estão expandindo seu papel na campanha militar da Arábia Saudita contra o Iêmen, segundo fontes envolvidas no conflito.

Pelo menos 648 civis foram mortos desde que a intervenção saudita no Iêmen começou e, também segundo fontes, os ataques têm tido como alvo hospitais, escolas e campos de refugiados. Os sauditas culpam os rebeldes Houthis, supostamente apoiados pelo Irã, pelas mortes de civis e dizem que estão apenas tentando reduzir o poderio militar desse grupo.

Zarif, que está em visita à Espanha, disse que o Irã não está buscando domínio sobre o Iêmen e alertou que a campanha saudita está tornando o problema pior. Segundo Zarif, os EUA e seus aliados, como a Espanha, devem saber que o conflito militar no Iêmen pode se aprofundar se eles insistirem em estabelecer precondições antes de iniciarem negociações diplomáticas. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;