Nacional Titulo
Litoral do Paraná registra surto de cólera
Do Diário do Grande ABC
01/04/1999 | 18:37
Compartilhar notícia


A Secretaria de Saúde do Paraná já admite ocorrência de surto de cólera em Paranaguá, no litoral do estado. Além das sete vítimas com a doença já diagnosticada pelo Laboratório Central do Paraná e Laboratório Adolfo Lutz, de Sao Paulo, aumentou de 57 para 85 os casos suspeitos em menos de 24 horas, ou seja, de ontem para esta quinta-feira. Do total de pacientes com sintomas de diarréia, um mora em Pontal do Sul, balneário de Paranaguá.

Até agora todas as ocorrências se concentravam em Paranaguá, num raio de 800 metros, abrangendo a Vila Guarani, bairro pobre da cidade. A maioria dos pacientes diz ter tomado banho ou consumido peixe do rio Emboguaçu, onde sao despejados dejetos do pátio de caminhoes que vao ao Porto de Paranaguá. A suspeita da Vigilância Epidemiológica é que a bactéria tenha chegado a Paranaguá via terrestre por caminhoneiro transportando soja de Mato Grosso do Sul até ao Porto de Paranaguá.

Diante da situaçao, o secretário da Saúde Armando Rággio, técnicos do Ministério da Saúde e da Regional de Saúde de Paranaguá se reuniram hoje na cidade para definir novas estratégias, temendo que a doença se alastre no Paraná e fora do estado. ``O quadro é muito preocupante. Os casos aumentam porque a bactéria encontrou condiçoes favoráveis para se proliferar na água do rio', disse o chefe da 1º Regional da Saúde em Paranaguá. Segundo ele, técnicos da saúde estao registrando todas as pessoas com sintomas de diarréia e dores de cabeça.

Cerca de 500 mil folhetos explicativos estao sendo distribuídos em pontos estratégicos em Curitiba, Ponta Grossa e próximo ao Litoral. A Saúde teme mais contaminaçao porque milhares de banhistas descem ao Litoral para o feriado de Páscoa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;