Cultura & Lazer Titulo
Sinfônica nos festivais
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
16/07/2010 | 07:49
Compartilhar notícia


Os músicos da Ossa (Orquestra Sinfônica de Santo André), passam por uma maratona no fim de semana. A formação, sob regência do maestro Carlos Moreno, se apresenta amanhã durante o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e retorna à região no domingo para marcar presença no segundo fim de semana da 10ª edição do FIP (Festival de Inverno de Paranapiacaba).

Para os dois concertos, Moreno selecionou o mesmo programa, que conta com peças dos alemães Ludwig van Beethoven (1770-1827) e Richard Wagner (1813-1883), do russo Mikhail Glinka (1804-1857), do finlandês Jean Sibelius (1865-1957) e do brasileiro Carlos Gomes (1836-1896).

"O Festival de Campos de Jordão tem uma proposta bastante abrangente. Faremos um tour pela linguagem sinfônica. São obras de ponta em nosso repertório, das quais a orquestra já tem o domínio e que nosso público espera ouvir", diz o regente, que comandará as execuções da Sinfonia nº1, em Dó Maior, op. 21 (1º movimento), de Beethoven, as aberturas Os Mestres Cantores de Nuremberg, de Wagner, e Russlan e Ludmilla, de Glinka, além de Finlândia, de Sibelius. Termina com a peça brasileira O Guarany.

Desde que assumiu o posto de regente-titular, há cerca de dois anos, Moreno tem se dedicado a estruturar vários aspectos da orquestra, incluindo, há dois meses, o aumento do valor das bolsas que os músicos recebem, há muito estacionadas.

"Estou empolgado com este momento. Parece que os 20 anos em que a orquestra esteve engessada estão correndo agora nesses dois anos. Devemos ter muita sabedoria para conduzir esse processo", afirma o maestro.

A vontade de levar a formação para além de Santo André também permanece. "A orquestra toda está firmando uma identidade. De forma ainda tímida, já nos apresentamos fora, como na Osesp. A vontade é trabalhar a orquestra toda como um instrumento sinfônico. Mas nada impede que se formem quartetos, por exemplo", resume.

Orquestra Sinfônica de Santo André - Concertos. No 41º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão - Amanhã, às 16h. Na Praça do Capivari, Campos do Jordão. Entrada franca. No 10º Festival de Inverno de Paranapiacaba - Domingo, às 11h. No Clube União Lyra Serrano - Rua Antonio Olyntho, Parte Baixa. Entrada franca (retirar ingressos no local com duas horas de antecedência).

Sesc tem opção domingo
Quem não conseguir ir até Paranapiacaba para acompanhar a Ossa (Orquestra Sinfônica de Santo André), no domingo, também pode conferir um pouco de música de concerto. Pelo programa Um Instante, Maestro!, será realizado no Sesc Santo André, também às 11h, o concerto Almeida Prado Convida Schumann - Por Helenice Audi e Constanza Prado.

Neste encontro com o público, o compositor José Antônio de Almeida Prado, a pianista Helenice Audi e a violonista Constanza Prado (filha de Almeida Prado), passeiam pela obra do compositor alemão Robert Schumann (1810-1856) que se justapõe à música produzida na contamporeneidade. O compositor fará os comentários.

Um Instante, Maestro! Almeida Prado Convida Schumann - Por Helenice Audi e Constanza Concerto Prado Domingo, às 11h. No Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;