Política Titulo Orçamento
Só 2 vereadores foram a audiências em S.Caetano

Salgado e Xavier foram únicos a ir a todas as plenárias do Orçamento, aponta Voto Consciente

Caio dos Reis
Especial para o Diário
19/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


A ONG Movimento Voto Consciente divulgou a análise de atuação dos vereadores de São Caetano em 2014 e apontou que apenas dois dos 19 parlamentares estiveram presentes em todas as cinco audiências públicas para discussão da LOA (Lei Orçamentária Anual) – frequência de somente 10,5% dos representantes eleitos em 2012. Apenas Jorge Martins Salgado (Pros) e José Roberto Xavier (PMDB) foram a todas as explanações.

Ainda de acordo com o levantamento, oito vereadores não foram em nenhuma das cinco audiências. São eles Cidão do Sindicato (SD), Carlos Humberto Seraphim (PPS), Edison Parra (PHS), Sidão da Padaria (PSB), Fábio Soares (PSD), Flávio Rstom (PTB), Chico Bento (PP) e Gersio Sartori (PTB). Conforme o estudo, os parlamentares Pio Mielo (PT) e Fabio Palacio (PR) acompanharam apenas uma atividade no Legislativo.

A pesquisa engloba estudos individuais, quantitativos e qualitativos, sobre a atuação de cada um dos 24 vereadores que estiveram no Legislativo (sendo os 19 titulares mais quatro suplentes que passaram pela Casa) nas 85 atividades oficiais do ano. Pio Mielo foi o melhor avaliado nos dois cenários estimados.

No quesito transparência, segundo o Movimento Voto Consciente, a Casa também deixou a desejar. A ONG encaminhou a todos os 19 gabinetes enquete referentes ao andamento do mandato. Só quatro retornaram o questionário respondido – Pio Mielo, Marcel Munhoz (PPS), Eder Xavier (sem partido) e Jorge Salgado.

Elísio Peixoto, presidente da Associação dos Amigos de São Caetano e responsável pelo levantamento, enalteceu a terceira edição da pesquisa, feita anualmente. “É um trabalho que demanda 100 dias de preparação. Podemos encarar como uma radiografia da Câmara de São Caetano, que tem o objetivo de trazer ao público informações para avaliar os trabalhos dos parlamentares”, explicou Peixoto.

Na primeira categoria individual e quantitativa, Pio Mielo, o único petista da Casa, se destacou por ter apresentado 1.122 proposições, sendo 640 indicações, sete projetos de leis, um projeto de decreto legislativo e 474 requerimentos. O segundo da lista foi Marcel Munhoz, que protocolou 849 proposições. Com 653, Severo Neto (PSB) foi o terceiro – o socialista hoje é secretário de Esportes.

Já na pesquisa qualitativa, que leva em conta o melhor desempenho com base em critérios de avaliação formulados previamente, os três primeiros se repetiram. Pio foi o líder, com 2.278 pontos, seguido por Marcel Munhoz, com 1.457, e Severo Neto, com 1.091. “Esse título é muito satisfatório, porque estou no primeiro mandato e recebo o prêmio pelo segundo ano consecutivo. Passamos pelo processo de reconstrução do PT, é importante ter o trabalho reconhecido. Conquistei isso, inclusive, por seguir bons exemplos na legenda”, afirmou Pio.

A categorização das propostas vai de projetos que visam melhorar a vida dos cidadãos (categoria A, valendo 50 pontos) até os de homenagem, denominação de datas, logradouros, entre outros (categoria F, valendo 0 ponto). A apresentação de requerimentos, indicações, figurar na mesa diretora, participações em sessões e atos, transparência, comparecimento em audiências públicas e comissões também foram pontuados. (Colaborou Gustavo Pinchiaro) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;