Um minilabóratório criado no Centro Universitário da FEI será um dos oito experimentos nacionais que vão viajar junto com o astronauta brasileiro Marcos César Pontes à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês).
O foguete, que partirá do Centro de Lançamento de Baikonour, no Cazaquistão, levará um minilaboratório da FEI para estudar as reações enzimáticas em ambiente de microgravidade. O vôo do brasileiro a bordo da nave Soyuz TMA-8 está programado para o dia 29, às 23h30 (horário de Brasília).
Após ter sido aprovado em testes realizados em fevereiro no Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos, o projeto da FEI foi enviado para Moscou, na Rússia. Lá, após ser submetido a uma última bateria de testes, o experimento recebeu aprovação final.
Informatizado e controlado eletronicamente, o minilaboratório da FEI, denominado MEK, será utilizado para estudar os efeitos em microgravidade das enzimas lipase e invertase, utilizadas em grande escala nas indústrias química, de alimentos e farmacêutica.