Setecidades Titulo Santo André
Senhas para tirar passe livre são distribuídas por meio da internet
Renato Cunha
Especial para o Diário
04/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


 Nas últimas semanas, longas filas para o cadastramento no Programa Passe Livre na Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André) causaram transtornos aos moradores, que esperavam por até cinco horas. Para minimizar o problema, a partir de segunda-feira as senhas para atendimento serão disponibilizadas pela internet.

Para o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra (PSD), a fila diminuirá. “Graças à parceria entre a Aesa e a Prefeitura, vamos proporcionar essas senhas on-line, que vão melhorar a organização.”

Segundo ele, há muitas informações desencontradas que prejudicam a população. “As pessoas acabam acreditando em várias coisas. O primeiro da fila desta terça-feira (ontem)chegou de madrugada por pensar que existe limite para o programa. É bom deixar claro que é um benefício e todos que se encaixam nos requisitos serão atendidos, seja hoje, amanhã ou daqui a um mês.”

Paulinho explica que o município foi pioneiro no cadastro. “Tivemos alguns obstáculos, porém, a cidade saiu na frente. São Paulo só começou ontem (segunda-feira), enquanto a gente já está cadastrando há cerca de um mês. Procuramos melhorar a qualidade do atendimento.”

Paulinho faz balanço do número de beneficiados. “Antes do Carnaval, estávamos com pouco mais de 1.000 cadastros. Após o feriado, tivemos boom nas inscrições. Hoje chegamos a 10 mil pessoas beneficiárias do Passe Livre.”

O gerente geral da Aesa, Luiz Marcondes de Freitas Júnior, informa que o número de senhas distribuídas diariamente para estudantes passará de 350 para 400, sendo 200 virtuais e 200 presenciais. “Esperamos completar os cadastros ainda neste mês. Devemos chegar a 12 mil inscritos.”

Semáforos começam a ser modernizados em Santo André

Santo André inicia nesta semana ação para modernizar os semáforos do município, que contará com investimento total de R$ 7 milhões. A Prefeitura comprou software, desenvolvido pela Siemens, que reprograma os semáforos em tempo real, de acordo com a quantidade de carros nas vias públicas. A instalação começou na segunda-feira e conta com profissionais da empresa Cobrasin, vencedora da licitação.

O Secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra (PSD), explica que até abril será concluída a instalação da Central de Monitoramento Interativo, que vai cuidar do trânsito da cidade. “Queremos estar com essa central funcionando, na Rua Catequese, até o próximo mês, já fazendo o monitoramento dos principais corredores da cidade. O restante será modernizado em até quatro meses”, confirma. Segundo o secretário, o objetivo é mostrar transparência e interatividade. “É uma tecnologia de ponta, que trará melhoria de até 20% nos congestionamentos. A ideia é fazer com que Santo André seja referência no assunto.”

Ao todo, 298 semáforos passarão pela modernização, sendo que, destes, cerca de 100 terão de ser monitorados por 24 horas pelas câmeras móveis para fazer a contagem diária dos veículos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;