Internacional Titulo
Saudita é condenado nos EUA por participação em ataques a embaixadas na África
26/02/2015 | 18:16
Compartilhar notícia


Um júri federal condenou a prisão perpétua o saudita Khaled al-Fawwaz pela participação na conspiração da Al-Qaeda que planejou os ataques às embaixadas dos Estados Unidos na África Oriental em 1998. A condenação marca mais uma vitória nos esforços do governo norte-americano em julgar suspeitos de terrorismo em tribunais civis.

Os promotores acusaram al-Fawwaz, um saudita de 52 anos, de ser o homem de confiança de Osama bin Laden por quase uma década e de difundir a mensagem de terror da Al-Qaeda no mundo ocidental. Embora não tenha participado efetivamente dos ataques, o terrorista teria lançado as bases para os ataques no Quênia e na Tanzânia, que provocaram a morte de 224 pessoas.

A condenação conclui o terceiro julgamento decorrente dos bombardeios de 1998, um processo legal que se estendeu por mais de uma década. O primeiro júri, em 2001, marcou a primeira vez que membros da Al-Qaeda foram julgados nos Estados Unidos.

Al-Fawwaz foi preso em 1998 no Reino Unido e transferido para os Estados Unidos em 2012, depois de perder uma longa batalha contra a extradição. Os advogados dele pretendem recorrer da sentença. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;