Economia Titulo
ABN Amro recebe nova oferta de compra
Da AFP
07/05/2007 | 09:22
Compartilhar notícia


O banco holandês ABN Amro, protagonista de uma batalha bancária sem precedentes na Europa depois de ter anunciado sua compra pelo britânico Barclays, informou nesta segunda-feira que recebeu uma nova oferta de aquisição por parte de um consórcio de três bancos.

O britânico RBS (Royal Bank of Scotland), o espanhol SCH (Banco Santander Central Hispano) e o belga-holandês Fortis oferecem 38,40 euros por ação, contra os 36,25 euros oferecidos pelo Barclays. A oferta do trio compreende a filial norte-americana do ABN Amro, o banco LaSalle, que dentro do acordo com o Barclays seria vendido ao Bank of America.

A promessa de venda do LaSalle foi interpretada como um meio de impedir uma eventual oferta de concorrência do consórcio. O RBS nunca escondeu o interesse pelo LaSalle. A oferta avalia o banco americano em US$ 24,5 bilhões, enquanto o acordo com o Bank of America é para uma venda de US$ 22 bilhões.

No entanto, o ABN Amro afirmou que a oferta do consórcio europeu pelo LaSalle não é superior à do Bank of America. Segundo o RBS e o Fortis, o banco holandês não aceita a oferta do trio sobre o LaSalle.

O ABN Amro anunciou no dia 22 de abril um acordo de fusão com o britânico Barclays por meio de uma troca de ações, a 36,25 euros por ação. A operação daria ao banco holandês o valor de 67 bilhões de euros. A oferta do consórcio, porém, dá ao ABN Amro o valor de 71 bilhões de euros.

Os três bancos liderados pelo RSB se negam a comprar o ABN Amro sem o LaSalle, apesar dos vários pedidos do banco holandês neste sentido.

Em um comunicado, o Fortis confirmou que foi feita uma oferta sobre o LaSalle e esta foi rejeitada. "O preço proposto pelo LaSalle era sustancialmente superior ao ofrecido pelo Bank of America", destaca um comunicado do Fortis.

O banco holandês anunciou nesta segunda-feira o desejo de convocar uma assembléia geral extraordinária para permitir que os acionistas manifestem seus pontos de vista sobre as alternativas propostas até o momento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;