Memória Titulo Memória
As campeãs de Santo André e Mauá em 1985

Campeões do Carnaval paulistano...

Ademir Medici
19/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Campeões do Carnaval paulistano: Argonautas, Fenianos Carnavalescos, Democráticos e Tenentes do Diabo.

Cf. O Estado de S. Paulo, 19-2-1920.

Nota – A comissão julgadora era formada por representantes dos jornais do Commercio, Fanfulla, Correio Paulistano, O Estado de S. Paulo e da revista A Cigarra.

“Ademar de Barros se propôs a desfilar nu se o Ocara perdesse, bem como retirar-se do Carnaval de rua de Santo André se isso viesse a acontecer”.

Cf. Claudia Muller, jornalista do Diário, ao noticiar uma aposta feita por Ademar com Arcisio Xavier, da Estação Primeira.

No Carnaval 1985, a Estação Primeira, em Santo André, e a São João, em Mauá, foram as campeãs, segundo apuração realizada na Quarta-Feira de Cinzas e divulgada pelo Diário no dia seguinte.

Todos os ingredientes de uma apuração do gênero ocorreram, com dois destaques em Santo André: a apuração fechada para evitar incidentes e um empate no segundo lugar da Leões de Ouro com o Ocara, por falha do regulamento.

Com seu inseparável terno escuro, Luiz Sarmento comandou os trabalhos, ele que por anos foi presidente da Comissão Permanente de Festejos de Santo André.

Sarmento aposentou-se e reside hoje no interior, em Aguai. Está a merecer uma homenagem das novas gerações.

Em Mauá, a bateria garantiu a vitória da Acadêmicos de São João, que empatou em número de pontos com a Flor do Morro. Romualdo Lopes de Oliveira, o Cabelo, carnavalesco da São João, disse que o título da sua escola foi conquistado graças à empolgação na avenida. “Desbancar a Flor do Morro era tarefa difícil”, declarou Cabelo ao repórter Roberto Baraldi.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 19 de fevereiro de 1985 – ano 27, nº 5735

Manchete – Desfile da apoteose hoje na região; apesar dos preços, clubes estão cheios

Em 12 de maio de...

1915 – A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘os aliados progridem ao Norte de Arras e na região de Reims’.

1920 – Roberto Belissi nasce em São José do Rio Pardo (SP). Jogou bocha pelo Bochófilo de Santo André.

1925 – Já se acha em construção em Santo André a nova igreja, patrocinada pelo capitalista Bernardino Queiroz dos Santos. Retomava-se a construção da igreja do Carmo, hoje catedral.

- Casam-se, na Capital, Lavinia e Lauro Gomes. Ela, filha de Arthur Rudge Ramos e de Orlandina Rudge Ramos; ele, futuro prefeito de São Bernardo. Os sogros do mineiro Lauro Gomes são hoje nomes de bairros na cidade.

1930 – Carlos Werner Hackradt é sepultado no Cemitério do Redentor, em São Paulo. Faleceu no dia 18. Era sócio da firma Fernando Hackradt, estabelecida em Utinga, Santo André, e diretor Sociedade Territorial de São Paulo.

1960 – Vereador Hercilio Bueno da Silveira sugere um busto em homenagem a Antonio Flaquer, ex-prefeito de Santo André e ex-deputado.

1970 – Antonio Dalto recebe o diploma de administrador e planejador de publicidade pela Escola Superior de Propaganda. Era diretor da Dalcar Publicidade, de São Bernardo.

- Motoristas de táxi do Centro de Diadema protestam contra a mudança do ponto da Praça Castelo Branco para a Avenida São José.

1975 – Incêndio destrói dois pavilhões da seção de fiação da fábrica de tecidos Santa Filomena, em São Bernardo.

Hoje

- Dia do Desportista

Município Paulista

- Hoje é o aniversário de Osasco, Severinia, Taboão da Serra e Tapiraí.

Santos do dia

- São Conrado de Confalonieri de Placência, terceiro franciscano (Itália 1290-1354). Provocou um incêndio acidental na floresta e fugiu para escapar à justiça. Apresenta-se quando um inocente é condenado em seu lugar. Torna-se religioso.

- Álvaro de Córdova

- Gabino
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;