Setecidades Titulo Segurança pública
Câmeras diminuem crimes em até 70%

Cidades do Grande ABC já contam com o monitoramento e têm previsão de expansão

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
15/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


A tecnologia é aliada na resolução de crimes com o videomonitoramento. No Grande ABC, as câmeras diminuem em até 70% os índices de criminalidade dos pontos onde estão instaladas.

Em Santo André são 46 equipamentos de segurança e 12 de trânsito instalados nos principais pontos da cidade. Entre eles estão a Avenida Coronel Oliveira Lima, Rua Gertrudes de Lima, Avenida Industrial, Rua das Figueiras, Praça Presidente Kennedy, entre outros.

Durante o ano passado, foram registradas 756 ocorrências pela Central de Monitoramento, que funciona 24 horas. Em janeiro são 70.

O secretário de Segurança Urbana e Comunitária José Luiz Martins Navarro afirma que a redução dos índices criminais chega a 70% na cidade. “O sistema é eficiente porque, quando instalo a câmera, não preciso ter um guarda-civil ou policial no local. De imediato, quando os guardas que estão na central detectam a ocorrência, chamam a GCM (Guarda Civil Municipal) ou a PM (Polícia Militar), dependendo da gravidade.”

A cidade tem planos de expandir o sistema até setembro. Por meio de emenda parlamentar de R$ 800 mil, será possível a compra de 12 a 15 câmeras de alta tecnologia, além dos 40 equipamentos que devem ser entregues pelo Programa Crack, É Possível Vencer. “Queremos que essas câmeras sejam mais modernas e inteligentes, de modo que detectem ocorrências automaticamente e permitam mais guardas nas ruas”, disse.

Mauá possui atualmente 28 equipamentos de monitoramento em vias como a Avenida Barão de Mauá, Avenida João Ramalho e Parque das Américas. Em média 200 câmeras fiscalizam prédios públicos, como a Prefeitura, escolas e hospitais. O secretário de Segurança da cidade, Carlos Wilson Tomaz, disse que em alguns pontos a criminalidade chegou a cair 50%. “As câmeras conseguem flagrar média de quatro a cinco ocorrências por semana, totalizando 12 por mês. Elas têm contribuição significativa no combate ao crime no município.”

São Caetano informou que atualmente tem 12 câmeras em operação, instaladas em locais com grande circulação de pessoas. Há estudos em andamento para a reformulação total do sistema, já que o atual possui componentes ultrapassados, o que dificulta a manutenção. A ideia é que a cidade tenha, no mínimo, 50 câmeras em operação. A Prefeitura informou que detalhes serão transmitidos após a finalização do projeto.

Em Diadema são 64 equipamentos distribuídas por todos os bairros. Em 2014 e 2015 foram registradas quatro ocorrências (roubo, homicídio, moto abandonada com recuperação de veículo e um acidente de trânsito).

As prefeituras de São Bernardo, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não forneceram informações ao Diário.

O comandante da PM no Grande ABC, coronel Marcelo Cortez Ramos de Paula, também tem interesse na modernização do sistema. Há planos de implantar o Projeto Radar na região, que consegue identificar se um carro é roubado por meio da placa filmada pela câmera. “Para isso seria necessário adquirir equipamentos com a tecnologia OCR, que possibilita a transformação de imagem em texto. Já estou conversando com os prefeitos das cidades sobre o assunto”, disse. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;