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Passat CC é puro prazer ao dirigir
Marcelo Monegato
Enviado a Campinas
06/05/2009 | 07:00
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Apresentado no Salão de Detroit em 2008, o Passat CC (Comfort Coupé) arrancou suspiros de alguns aficionados por carros. No entanto, desde então, ficou a pulga atrás da orelha: será que o cupê para quatro ocupantes é tão bom ao volante quanto agradável ao olhar? O Diário teve a chance de tirar a prova e constatar: Sim, ele é!

Antes de degustarmos o apetitoso veículo pelas estradas do interior de São Paulo, analisamos suas linhas. O design do CC é muito atraente. A cintura alta e a área envidraçada reduzida enaltecem a esportividade. O conjunto óptico dianteiro e a grade do radiador cromada denotam ar invocado.

Devidamente admirados, entramos no Passat - que em nada lembra os primeiros modelos que por aqui rodaram em 1974, desenhados pelo consagrado designer Giorgetto Giugiaro. Rapidamente nos aconchegamos graças aos ajustes elétricos do banco do motorista e da coluna de direção. Todos os instrumentos estão à mão. O bom acabamento, com detalhes cromados, garante o requinte necessário.

O espaço interno também é bom. Principalmente para os ocupantes dos bancos dianteiros. Já os dois que vão atrás, se muito altos, podem enfrentar problemas com o teto baixo.

O Passat traz muita tecnologia e equipamentos. São air bags frontais, laterais e tipo cortina, ar-condicionado de duas zonas, bancos revestidos de couro, rádio CD player com MP3, sensores de estacionamento e chuva, indicador de pressão dos pneus, freios com ABS e rodas de liga leve de 18 polegadas. Teto solar skyview está entre os opcionais. O preço de tudo isso? R$ 174.290.

DIVERSÃO... - A diversão começou quando colocamos para roncar o motorzão 3.6 V6 com injeção direta de combustível, que oferece 300 cv de potência a 6.600 rpm e torque de 35,6 mkgf a apenas 2.400 rpm. Ignorante (no bom sentido), o CC atinge altas velocidades em pouco tempo e de maneira imperceptível. Com o ponteiro do velocímetro marcando algo além do permitido, a sensação é de estar a somente 80 km/h.

A direção bastante direta, a suspensão rígida (sem ser desconfortável) e a tração integral 4Motion transmitem segurança ao motorista e aos passageiros. Fazer uma ultrapassagem é melzinho na chupeta.

No entanto, um dos principais destaques mecânicos do Passat CC é a transmissão automatizada de dupla embreagem DSG de seis marchas, que confere trocas rápidas e precisas. Ideal para um cupê com DNA e talento de sobra para oferecer esportividade.




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