Política Titulo
FHC faz última viagem ao exterior como presidente
08/12/2002 | 23:37
Compartilhar notícia


   O presidente Fernando Henrique Cardoso chegou no começo da noite de sábado a Nova York, onde fica até terça, na última viagem ao exterior antes de deixar o cargo. Nesta segunda, ele recebe o Prêmio Mahbub ul Haq, concedido pela primeira vez pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). O prêmio destina-se ao chefe de Estado que tenha alcançado maior êxito na implementação do desenvolvimento humano na agenda política de seu país.

Fora a entrega do prêmio e o almoço com o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, nesta segunda, a agenda de Fernando Henrique em Nova York tem compromissos considerados pessoais. O primeiro deles foi um jantar, sábado à noite, do qual participaram apenas ele, a primeira-dama, Ruth Cardoso, e mais seis casais.

Realizado no restaurante do Royalton, um hotel-boutique da Rua 44, o jantar reuniu o ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, o embaixador do Brasil nos EUA, Rubens Barbosa, o cônsul brasileiro em Nova York, Júlio César Gomes dos Santos, e o presidente do Conselho das Américas, Myles Frechette, o economista Albert Fishlow, diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Columbia University, e Albert Bildner, fundador do Bildner Center, uma instituição para estudos de questões políticas e sociais do hemisfério ocidental na City University of New York (Cuny).

Neste domingo, no Hotel Plaza, onde está hospedado, Fernando Henrique almoçou com o presidente do Banco Mundial, Enrique Iglesias. “Eles são amigos há muito tempo e este é um almoço entre dois amigos”, explicou Ana Tavares, assessora de imprensa de Fernando Henrique. À noite, toda a comitiva seria recepcionada num coquetel na residência do embaixador do Brasil na ONU, Gelson Fonseca.

Fernando Henrique quis dividir o prêmio com dois de seus auxiliares na área social, que o acompanham nessa última viagem presidencial, o ministro da Educação, Paulo Renato, e o senador José Serra (PSDB-SP), por sua atuação no Ministério da Saúde.

Para receber a homenagem, o presidente estará acompanhado por cerca de 30 pessoas. A última viagem oficial de Fernando Henrique como presidente será entre os dias 19 e 20, quando ele deve visitar Rio, Acre, Ceará e Pernambuco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;