Política Titulo
Briga sobre rodeio em Diadema vai para o MP
Fabrício Calado Moreira
Do Diário do Grande ABC
05/08/2005 | 07:22
Compartilhar notícia


A polêmica sobre rodeios em Diadema sai da Câmara e vai para a Justiça. Na sessão desta quinta, primeira após o recesso parlamentar, o vereador Milton Capel (PMDB) informou que irá ao Ministério Público para garantir que o evento não aconteça na cidade. Do outro lado, o líder do PT na Casa, vereador Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, também promete brigar judicialmente para permitir a realização do rodeio no município. Uma comissão parlamentar será formada para discutir a questão com representantes do MP em breve.

Quinta, a platéia da Câmara parecia as arquibancadas da festa do peão de Barretos. Integrantes de comitivas, comerciantes e simpatizantes de rodeio foram vestidos a caráter para acompanhar a votação do requerimento do vereador Laércio Soares (PC do B) que vai encaminhar abaixo-assinado – com mais de 5 mil adesões – ao prefeito José de Filippi Júnior (PT) pela realização da Festa do Peão de Boiadeiro em Diadema, prevista para acontecer entre 15 e 25 de setembro.

A sessão contou também com a presença do vereador de São Bernardo Névio Carlone (PSB), presidente da Confederação Nacional de Rodeios. O requerimento de Soares foi aceito pelos parlamentares a contragosto de Capel, que manifestou-se pela rejeição da proposta.

“Tenho certeza que os promotores têm bom senso (para proibir os rodeios)”, declarou o peemedebista, debaixo de vaias. “Nós também iremos à Justiça defender o direito ao rodeio”, avisou Maninho. “Rodeio gera emprego, é bonito”, declarou o petista.

“É claro que ninguém é a favor de maus-tratos com animais”, disse Laércio Soares, para quem não há violência animal neste tipo de evento. O vereador comunista lembrou ainda que Capel votou favoravelmente à lei, de sua autoria, que permite a realização de rodeios na cidade, proposta em 2000. “Votei a favor, mas não conhecia direito a prática”, justificou-se Capel.

Entre os vereadores não há consenso. Lideranças do PT e do PSDB mostraram-se favoráveis, enquanto o PV posicionou-se contra os rodeios, mas a favor do debate sobre a realização de evento.

O líder de governo na Câmara, Pastor Jair (PT), diz que a posição de Filippi é de discutir com as duas partes para evitar confronto. “O governo procura a saída mais política para resolver a situação”, conta. O próprio Jair ainda não tem opinião definida sobre o assunto, apesar de considerar que a cidade “tem outra vocação, para a indústria de produção e transformação”.

“Por outro lado, a influência da mídia desperta o interesse popular”, destaca o petista, citando a novela América, da Rede Globo. “Às vezes, a pessoa que nunca montou nem cavalo de pau quer montar um touro”, conclui Jair.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;