Economia Titulo Crise
Karmann demite 78 trabalhadores

Sindicato estima mais 22 dispensas em breve;
empresa diz que corte serve para adequar custos

Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
05/02/2015 | 07:04
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A Karmann Ghia demitiu, nesta semana, 78 funcionários, informou o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A entidade estima mais 22 cortes nos próximos dias.

Segundo o coordenador do sindicato na companhia, Valter Saturnino Pereira, o Valtinho, a diretoria da Karmann pretendia dispensar 150 trabalhadores. “Infelizmente, temos cerca de 250 profissionais ociosos na fábrica. Mas nós temos tentado mostrar que será necessário manter os funcionários, que são qualificados, principalmente porque estão para entrar novos projetos”, destacou Valtinho.

Diretora da Karmann, Mônica Marani explicou ontem que as demissões fazem parte de “ajuste de custos da empresa”. “O RH (Recursos Humanos) está estudando a situação com o chefe da fábrica e fazendo os cortes necessários. Esse ajuste será muito importante para a continuidade dos negócios”, garantiu a gestora.

A integrante do Grupo Nardini – que adquiriu a companhia de estamparia e ferramentaria de São Bernardo em julho – explicou que não faziam parte da estratégia as demissões. “Aguardamos todo o semestre para iniciar esses cortes, mas fazemos com uma perspectiva boa para 2015, pois a Karmann Ghia não pode parar.”

Conforme o Diário publicou no dia 20, a meta da empresa é ampliar o faturamento anual, de R$ 9 milhões, em 44% até o fim de 2015, com a entrada de novos projetos. Com isso, até 2017, expandir mais 30%, para receita de R$ 17 milhões. A empresa, antes das dispensas, mantinha cerca de 600 operários.

SALÁRIOS - Após abrir as contas da Karmann para comissão formada por 20 funcionários, no dia 19, e prometer pagar hoje os salários dos dias 15 e 30 do mês passado, Mônica garantiu que vai cumprir com o acordado. “Está tudo ok para o pagamento amanhã (hoje).”

No entanto, Valtinho avisou que o sindicato tomará providências caso ocorra mais um atraso. “Eu estou ansioso, acho que eles (empresa) devem ter se preparado. Se não tiver pagamento amanhã (hoje), com os trabalhadores todos insatisfeitos, seria um tiro no pé.” A expectativa é de que parte do 13º salário de vários trabalhadores entre nesta liquidação.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;