Economia Titulo Convergência
Inflação dentro da meta fica para 2016, aponta a ata do Copom
29/01/2015 | 09:27
Compartilhar notícia


O Comitê de Política Monetária (Copom) reforçou a mensagem de convergência da inflação para a meta em 2016. Na ata da última reunião do colegiado, divulgada nesta quinta-feira, 29, a instituição afirmou que os desenvolvimentos no âmbito parafiscal e no mercado de ativos são partes importantes do contexto no qual "decisões futuras de política monetária serão tomadas, com vistas a assegurar, no próximo ano, a convergência da inflação" para a meta de 4,5%.

A instituição afirmou ainda que avalia que a demanda agregada tende a se apresentar relativamente robusta no horizonte relevante para a política monetária. O BC explica essa avaliação argumentando que de um lado, o consumo das famílias tende a registrar ritmo moderado de expansão - arrefecimento causado por fatores como o crescimento da renda e a expansão moderada do crédito.

O BC diz ainda que, por outro lado, condições financeiras relativamente favoráveis, como no caso de financiamento imobiliário, concessão de serviços públicos, ampliação das áreas de exploração de petróleo, entre outros, tendem a favorecer os investimentos. Ainda para o BC, as exportações tendem a ser beneficiadas pelo cenário de maior crescimento de importantes parceiros comerciais e pela depreciação do real.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;