Esportes Titulo
Vasco busca título brasileiro no basquete
Do Diário do Grande ABC
17/01/1999 | 18:21
Compartilhar notícia


Uma dupla que fez sucesso no basquete paulista quer levar o título de campeao brasileiro para o Vasco e o Rio. O armador Demétrius e o lateral Rogério, titulares da seleçao brasileira e ex-jogadores da equipe de Franca, campea das duas últimas temporadas, desejam quebrar o jejum carioca de títulos no basquete masculino que já dura 30 anos. E também a hegemonia de Sao Paulo. A única temporada brasileira vencida pelo Rio, em 33 anos desde 1965, foi em 1967, com o Botafogo. Os clubes paulistas têm 30 títulos. O Vila Nova, de Goiás, foi campeao em 1973 e Corinthians gaúcho, em 1994.

Neste domingo, o Vasco somou sua terceira vitória consecutiva no Campeonato Nacional, contra o Pinheiros, em Sao Paulo, por 96 a 81 (62 a 43). Demétrius e o norte-americano Charles Byrd - que forma com o dominicano pivô Vargas a boa dupla de estrangeiros do time carioca - , foram os cestinhas do Vasco, com 17 pontos cada um. Breno marcou 20 pontos para o Pinheiros, do técnico Marcel, que sentiu a ausência de três de seus principais jogadores - Guilherme e Lucas, por causa de contusoes, e Mauro, por um problema particular. O Pinheiros tem uma vitória em quatro jogos.

Demétrius e Rogério, que se mudaram para o Rio - moram na Barra - há quatro meses, afirmam que estao adaptados a cidade e ao clube. "Só falta o título", observa Demétrius. Os dois acreditam que o Vasco tem um time forte o suficiente para ser campeao. "O problema é que o campeonato será equilibrado e outros times, além de nós, como Flamengo, Mackenzie, Mogi e Franca podem ficar com o título", analisa. Mas nao esconde que, com Rogério, vai tentar quebrar a hegemonia dos paulistas e vencer o inimigo Flamengo.

Com o Vasco, a única dificuldade nesse início de temporada, tem sido adaptar-se ao esquema tático do técnico porto-riquenho Flor Melendez, que assumiu o time pouco antes do começo do Nacional. Demétrius, de 25 anos e 1,96 metro, é dono de três títulos de campeao com Franca, obtidos nas temporadas de 1993, 1997 e 1998. "Como adulto, meu único clube foi Franca", conta o armador, que jogou sete anos na cidade, com o técnico Hélio Rubens. O gaúcho Rogério, de 27 anos e 2,00 metros, que também ganhou destaque no basquete de Franca, tem os dois últimos títulos brasileiros. O Vasco levou para o Rio a metade do time titular de Franca, o que incluiu o pivô Vargas.

Em outro jogo da rodada de sábado, o Flamengo/Petrobrás venceu o gaúcho Corinthians, de Santa Cruz do Sul, por 124 a 74.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;