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Lazer incrementa faturamento de shoppings
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
03/11/2001 | 20:05
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O entretenimento é hoje palavra-chave na manutenção do desenvolvimento do varejo, principalmente nos shoppings centers. As áreas destinadas ao lazer dentro dos centros de compra do Grande ABC, com jogos eletrônicos, salas de cinemas e boliches, ocupam maior espaço de locação em relação a alguns anos atrás. Segundo a direção dos shoppings, esses espaços representam porcentual significativo no faturamento, tanto que estudam projetos de expansão das atividades para os públicos infantil e adolescente.

Um exemplo é o Shopping Metrópole, que está 21 anos em São Bernardo, e que passou a contar com área específica para entretenimento apenas a partir de 1994, quando mudou sua concepção e reformulou o mix de lojas. “Na época da fundação do Metrópole, shopping center tinha outro objetivo, tanto que o supermercado instalado ocupava mais de 50% da área”, disse o superintendente, Dirceu Benith Júnior.

Hoje, 12% da área do Metrópole é ocupada por entretenimento e lazer o que, para Benith Júnior, favorece o movimento de pessoas e o consumo. Segundo ele, o estabelecimento estuda novos investimentos abrangendo a parte de jogos e brinquedos eletrônicos e a área destinada aos cinemas. “Identificamos uma necessidade de melhorar estes serviços, porém, ainda não temos datas acertadas para divulgar. Este segmento representa hoje de 8,5% a 14% do nosso faturamento.”

Santo André – No Shopping ABC, de Santo André, 10% da área de locação é ocupada por serviços voltados ao lazer e entretenimento. Segundo a gerente de marketing, Simone Castelli, desde a inauguração do centro de compras, há cinco anos, a área voltada ao público mais jovem é a mesma. Nossos investimentos, até o momento, priorizaram a reestruturação do shopping e seu mix de lojas. Para 2002, estudamos melhorias para a área de lazer.”

Simone acredita que o shopping deve funcionar como um ponto de encontro da família, por isso os cuidados com investimentos que garantam o lazer. “Quando atendemos à família como um todo, aumentamos a circulação e, conseqüentemente, o consumo.” Segundo ela, hoje, 5,15% do faturamento do shopping resulta da área de entretenimento.

Com 7,5 mil m² – 20% da área bruta de locação – destinados aos jogos eletrônicos, dez salas de cinema e 24 pistas de boliche, o ABC Plaza Shopping, também de Santo André, tem 6,5% do seu faturamento representado pelos serviços de entretenimento. Segundo a gerente de marketing, Márcia Pacheco, a primeira ampliação na área aconteceu dentro do plano de expansão do shopping, inaugurado na última terça-feira, dia 30. “Agora contamos com uma praça de eventos, com 140 m², que terá como primeira atração a decoração de Natal.” Segundo ela, a ampliação se deve a uma deficiência de espaço para atividades diferenciadas sentida pelo centro de compras. “Nosso objetivo é ser cada vez mais completo, e a área de lazer é um fator que favorece o movimento registrado pelo shopping.”




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