Nacional Titulo
Dengue cresce 52% na Baixada Santista
06/03/2010 | 08:59
Compartilhar notícia


Em uma semana, os casos de dengue no litoral paulista cresceram cerca de 52%. Se antes o total de confirmações em São Vicente, Guarujá, Santos, Praia Grande e Cubatão somava 787, números divulgados ontem pelas prefeituras dessas cidades apontaram um salto para 1.202 casos.

Cubatão, onde os doentes confirmados chegam a 70, registrou o maior crescimento. O último balanço da Secretaria Municipal de Saúde informava 37 notificações positivas. O aumento foi de 89%. Todos os municípios tiveram crescimento superior a 40%. Na Capital são 34 casos confirmados, mas novos dados só devem ser divulgados na segunda-feira.

No Guarujá, a maioria das vítimas mora em bairros afastados da orla, especialmente em Vicente de Carvalho. As ruas passaram por nebulização. Em uma delas mora o pintor Leandro Pirani, 33 anos, que teve o tipo hemorrágico da doença. "Saía sangue dos meus olhos, foi horrível", conta. Sua mulher e seus dois filhos pequenos também pegaram a doença, mas o tipo comum. O pintor reclama do atendimento nos hospitais. "Demora muito. Eles não te dão certeza se você está com dengue mesmo."

Hospitais do Litoral, tanto públicos quanto particulares, estão superlotados. Para amenizar a situação, a prefeitura de Praia Grande instalou ontem duas tendas para tentar acelerar a triagem e o diagnóstico.

No Guarujá, a prefeitura disse que o Exército ajudará as equipes de nebulização, enquanto a instalação de tendas ainda é estudada. A prefeitura tem 70 vagas abertas para médicos, em contratos de caráter emergencial.

RIBEIRÃO PRETO - Para reforçar o trabalho de combate à dengue, funcionários da Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto, no Interior, fizeram reuniões nos últimos quatro dias com sem-terra de quatro assentamentos. Foram passadas orientações de como devem atuar no combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de confirmarem os mutirões que serão realizados no dia 20. "Cada dono de lote colocará materiais que podem conter criadouros na entrada e os caminhões da prefeitura recolherão", disse um funcionário da Vigilância em Saúde do município. Ribeirão Preto já tem 2.374 casos de dengue neste ano, além de 3.484 suspeitos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;