Economia Titulo
Nova rede social leiloa vagas na internet
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
16/01/2011 | 07:30
Compartilhar notícia
Reprodução


Passear com o cachorro, fazer faxina, elaborar projetos gráficos ou construir prédios. Esses são alguns anúncios feitos por profissionais na rede social chamada SuperTau. O site disponibiliza, gratuitamente, o perfil de pessoas que buscam emprego. Quem procura algum tipo de profissional também pode publicar anúncio. O objetivo da rede é aumentar a qualidade dos serviços e a geração de economia de tempo e dinheiro para os usuários.

O site SuperTau (www.supertau.com) está no ar desde 4 de dezembro. De lá para cá foram mais de 10 mil acessos, entre 26 países. O número de usuários já alcança a marca dos 3.000.

A boa aceitação da página deve-se à necessidade que as pessoas têm em achar pessoas para fazer diversos serviços, como por exemplo, trocar uma lâmpada, algo que um estudante pode fazer no bairro. Ou mesmo um consultor, que pode ser contratado para tirar dúvidas.

"A ideia de fazer o site nasceu da necessidade pessoal em encontrar pessoas para realizar diferentes serviços. Após 10 meses de pesquisas de referências internacionais em e-commerce e gestão de projetos, a página foi concretizada. Com ela, a busca por profissionais autônomos, freelancers e empresas de todo o Brasil ficou muito mais fácil e rápida", conta o fundador do projeto, o administrador Daniel Wege.

Quanto ao nome do site, ele explica que se faz referência ao ‘tau', símbolo do trabalho na física moderna, que é calculado pela divisão de energia pelo tempo, vezes espaço.

REDE - Para fazer parte dessa rede, basta que o interessado faça cadastro (gratuito). Seu sistema de pré-requisitos é baseado em conceito de gestão de pessoas, o CHAO (Conhecimentos, Habilidades, Atitudes e Outros), que permite aos usuários cadastrarem tanto o que aprenderam na escola ou com a experiência; colocar CNPJ, caso tenha; pretensão salarial e até sua agenda para trabalho remoto e presencial. E para quem ainda não possui experiência, o site disponibiliza teste de personalidade, cujo resultado é a lista de tarefas e ocupações para cada perfil.

A partir de então, interessados no serviço buscam esse profissional por sistema de leilão onde somente os fornecedores com os pré-requisitos estabelecidos pelos contratantes podem dar lances. Por exemplo, uma pessoa que faz faxinas e oferece seu serviço por R$ 30, ao dia. Interessados dão lances, quem oferecer mais fica com o serviço.

Wege explica que o pagamento é feito por meio do site. O contratante paga (pela Internet ou por boleto), a rede social avisa o profissional, que recebe assim que acabar o trabalho. Além disso, o site segue uma política de gestão da qualidade baseada na ISO 9001, pela qual qualquer sugestão, dúvida ou crítica pode ser enviada pelo sistema de feedback do site e é recebida diretamente pelos diretores.

Grande ABC possui 36 usuários cadastrados no site

A rede SuperTau tem pouco mais de um mês de existência, mas já possui 36 usuários cadastrados no Grande ABC que aderiram a ideia do site. Santo André é a cidade mais conectada com 20 pessoas cadastradas, seguida de São Bernardo, com 10 usuários; São Caetano, com 3, Mauá com 2 e Ribeirão Pires com um. (veja mapa ao lado)

Para Daniel Wege, esse é apenas o começo. "Pelo tempo que estamos na web, nosso saldo é bastante positivo. Esperamos que o número de usuários cresça ainda mais durante este ano. A nossa melhor propaganda é aquela feita pelos próprios usuários, que conseguem trabalho e profissionais", aponta.

A estudante de sistema de informação, de Santo André, Tamires Costa, 23 anos, já fez seu cadastro no site. "É muito fácil para se tornar um usuário. As ferramentas são bastante interativas. Assim que me formar, vou aproveitar para expor e oferecer meu trabalho, meus conhecimentos.TM




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;