Economia Titulo
BridgestoneFirestone define a demissão de 140 pessoas
Do Diário do Grande ABC
07/12/2006 | 22:09
Compartilhar notícia


A BridgestoneFirestone, de Santo André, demite nesta semana cerca de 140 funcionários, após a decisão da empresa de alterar o sistema de trabalho, de seis dias de trabalho por dois de descanso para seis por um, que suprime um turno de trabalho.

A fabricante de pneus poderia mandar embora 500 do total de 3,5 mil empregados, em conseqüência da mudança de jornada. No entanto, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Borracha da Grande São Paulo, negociou com a direção da companhia e conseguiu reverter parte dessa decisão.

Para isso, houve a retirada de terceirizadas de algumas áreas (armazéns, manutenção, refeitório) e o remanejamento de pessoal para esses setores. Dos 140 desligados, 80 eram pessoas já aposentadas. O enxugamento inclui horistas (cerca de 100 trabalhadores do chão-de-fábrica) e mensalistas, da área administrativa.

Segundo o presidente do sindicato, Terezinho Martins, não foi concedido pacote de benefícios aos desligados, mas a empresa assumiu o compromisso de que as pessoas que saem agora serão readmitidas quando a produção voltar a crescer. No final deste mês, a BridgestoneFirestone deverá dar a tradicional férias coletivas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;