Internacional Titulo
Parentes de Elián em Miami nao querem devolvê-lo ao pai
Do Diário do Grande ABC
01/04/2000 | 15:26
Compartilhar notícia


Os parentes do menino cubano Elián González, que vivem em Miami, afirmam nao estarem dispostos a entregá-lo a seu pai, Juan Miguel González, se ele realmente vier aos Estados Unidos para buscá-lo. No entanto, disseram que nao se oporiam a entregar Elián ao governo dos Estados Unidos, caso percam a disputada pela guarda do menino.

Há meses a família do tio-avô de Elián, Lázaro González, que tenta impedir o regresso do menino a seu país, vinha assegurando que se Juan Miguel González, pai de Elián, viajar para os Estados Unidos e ficar no país o menino seria entregue.

Mas nesta sexta-feira, após declaraçoes do advogado de Juan, Gregory Craig, de que ele nao ficaria nos Estados Unidos, os advogados de Lázaro impuseram suas condiçoes, dizendo que só entregarao o menino ao pai quando sair a decisao da Justiça sobre a apelaçao apresentada pelo tio-avô (com o objetivo de obrigar o Serviço de Imigraçao e Naturalizaçao (SIN) dos Estados Unidos a conceder a Elián a possibilidade de pedir asilo político).

Até lá, a família de Lázaro permitirá apenas visitas à sua casa, localizada no bairro Pequena Havana, em Miami.

Segundo Manny Díaz, advogado dos familiares do menino, Elián tem ``medo de encontrar seu pai e de que ele o castigue'. A família do menino acha que tirá-lo de sua casa seria prejudicial para sua saúde.

Um funcionário do Departamento da Justiça, que nao quis se identificar, disse que se Juan Miguel González for até os Estados Unidos, provavelmente as autoridades americanas irao lhe conceder a custódia do menino. No entanto, nao se sabe se eles farao isso imediatamente. Ele também afirmou que a família de Elián nao falou nada que comprometesse a imagem de Juan Miguel.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;