Economia Titulo Crédito
Inadimplência atinge maior
nível desde janeiro de 2010

Por outro lado, a taxa de juros média no crédito ofertado
pelas instituições financeiras caiu de 47,1% para 44,7%

Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
22/12/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


A inadimplência dos consumidores nas operações de crédito do Sistema Financeiro Nacional atingiu seu maior patamar em novembro, com 7,3% do saldo de empréstimos com recursos livres, desde janeiro de 2010, mês em que o resultado foi de 7,5%. No 11º mês do ano passado, o resultado era de 5,88%. Por outro lado a taxa de juros média no crédito ofertado pelas instituições financeiras caiu de 47,1% ao ano, em outubro, para 44,7%, em novembro, tendo em vista que o resultado no mesmo período do ano passado foi de 39,1%.

As informações são do boletim de operações de crédito, publicado ontem pelo Banco Central, referente a novembro.

CONTRATAÇÕES - Os consumidores emprestaram R$ 79,4 bilhões no mês passado com os bancos e financeiras e cooperativas de crédito, alta 4,33% em relação a outubro e de 8,17% sobre novembro de 2010.

MODALIDADES - O preço para utilizar o cheque especial em novembro foi o mais alto desde abril de 1999. Quem entrou no vermelho da conta bancária e emprestou dinheiro pela modalidade pagou, em média, 188,35% ao ano, ou 9,23% ao mês. Há 12 anos, segundo o BC, a média era de R$ 193,65% ao ano em abril.

Conforme o levantamento da autoridade monetária, os consumidores que utilizaram esta modalidade de crédito, que tem aprovação facilitada pelos bancos, ficaram apenas oito dias com a conta azul. Isso porque a média de prazo de liquidação da dívida foi de 22 dias.

O crédito pessoal, no qual estão incluídas as operações consignadas que têm desconto em folha e pagamento e menores taxas de juros, encerrou novembro com taxa média de juros de 48,64% ao ano, queda mensal de 3,6 pontos percentuais. E os novos contratos de financiamentos de veículos também baratearam em relação ao mês anterior, passando de 28,41% ao ano para 27,18%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;