Cultura & Lazer Titulo
Diva meio retrô, meio futurista
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
15/01/2011 | 07:38
Compartilhar notícia
Divulgação


Se por um lado, a espera pelo show da controversa Amy Winehouse, hoje, na Arena Anhembi, põe os fãs ressabiados - divididos entre os que desejam ver a diva inglesa dar vexame e os que sonham (e sabem) da sua provável excelente performance, há pelo menos um outro motivo, que não o mito Amy, para fazer do "Summer Soul Festival" um evento inesquecível: Janelle Monáe.

A norte-americana de 25 anos tem dois álbuns e começou a colher os louros da fama, principalmente da crítica, no ano passado, quando lançou "The ArchAndroid (Suites II and III)". O gosto pessoal da cantora e compositora por ficção científica dá um ar futurista ao seu show e a parte das composições, tom que quebra pelo visual retrô, de terninhos sob medida e topete, além da performance no palco, mais para diva do que para robô.

O repertório de Janelle é vasto: rock, pop, soul e R&B. E se altera em momentos de suavidade, mas sem perder o balanço. A voz é mais branda que a de Amy - a ‘branquela' inglesa tem um vozeirão de diva negra -, mas não perde a força. Sua intenção, mesmo, é fazer as pessoas dançarem.

"Cold War" e "Tightrope" são perfeitas para a pista. A primeira tem tom mais roqueiro, enquanto a seguinte é mais pop. Momentos de respiro tem nas belas baladas "Oh, Maker" e "Say You'll Go". Ainda há espaço para experimentar, como ela faz em "57821", "Neon Gumbo" e "Suite II Overture", que se alternam entre líricas e carregam boas doses de elementos eletrônicos.

Sua figura, no último ano, certamente ocupou mais as páginas culturais do que a de Amy, que concentrou-se mais no setor de fofocas. Filha de um viciado em crack e de uma faxineira, nascida em Kansas City, Janelle centrou sua vida para a carreira, para suas composições (ela coassina 16 das 18 faixas do álbum) e para a dança. Bailarina, no palco ela arranca suspiros por performances que chegam muito próximo às que Michael Jackson fazia.

Quem não sabe esperar de Amy exatamente o que ela é, não se frustre. Chegue um pouco antes para conhecer Janelle. Os portões da Arena abrem a partir das 15h. As atrações são: Miranda Kassin e André Fratechi, às 18h, Instituto e Convidados, às 19h, Mayer Hawthorne, às 20h15, Janelle Monáe, às 21h45 e, finalmente Amy, às 23h15.

Summer Soul Festival - Show. Na Arena Anhembi - Avenida Olavo Fontoura, 1.209. Hoje, a partir das 18h. Ingr.: R$ 200 a R$ 500 (até o fechamento desta edição haviam lugares disponíveis na pista comum).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;