Memória Titulo Memória
Educação ganha novos rumos no Grande ABC
Ademir Médici
14/01/2015 | 07:07
Compartilhar notícia


Foi em janeiro de 1925 – há 90 anos, portanto. De uma penada só, o Estado cria, por decretos, vários grupos escolares na Capital, no Grande ABC – que não se chamava Grande ABC – e em Sorocaba.

No caso do espaço físico do atual Grande ABC, são criados três grupos escolares: em São Bernardo, Ribeirão Pires e Paranapiacaba.

Também são denominados, oficialmente, os dois mais antigos grupos escolares: o 1º Grupo, que recebe o nome de Santo André; e o 2º Grupo, denominado São Caetano.

Uma professora, cujo nome é sempre lembrado com carinho, Christina Fittipaldi, tia dos antigos pilotos de Fórmula 1 Emerson e Wilson Fittipaldi, que estava nas Escolas Reunidas de São Bernardo, é nomeada para o 1º Grupo Escolar de Santo André, onde continuará sua linda histórica de educadora.

Os três novos diretores dos grupos escolares criados no Grande ABC, então Município de São Bernardo, já estavam por aqui:
Professor Benedicto Ferreira da Costa, diretor das Escolas Reunidas de São Bernardo, é indicado o primeiro diretor do Grupo Escolar de São Bernardo.]
Professor João Ayres, diretor das Escolas Reunidas de Ribeirão Pires, nomeado o primeiro diretor do Grupo Escolar de Ribeirão Pires.
Professor Rômulo Peres, diretor das Escolas Reunidas do Alto da Serra, torna-se o primeiro diretor do Grupo Escolar de Paranapiacaba.

O termo ‘escolas reunidas’ vai desaparecer. Seus alunos e os das escolas dos bairros próximos passam, a partir do ano letivo de 1925, a integrar os novos grupos escolares. E uma nova história é escrita.

SÃO BERNARDO
O Grupo Escolar de São Bernardo, criado em janeiro de 1925 e instalado em fevereiro do mesmo ano, é a atual Escola Estadual Maria Iracema Munhoz. O estabelecimento guarda o decreto original que criou o grupo escolar, ao qual foram agregadas as várias turmas das antigas Escolas Reunidas e mais os alunos da Escola Mista Rural de Curral Grande, bairro atualmente incorporado a Diadema.

O corpo docente do Grupo Escolar de São Bernardo foi constituído pelos professores das antigas Escolas Reunidas, Cassiano Faria, Alzira Alves dos Santos, Sarah Amazonas Sampaio, Maria Paiva de Carvalho, Jandyra Bueno Brandão (interina) e Olga Durval (interina).

O grupo de professores foi completado pelas professoras Ivone de Paiva Carvalho, transferida da Escola Mista da Capela de Santo Antonio, no bairro dos Casa, da Linha Jurubatuba; e Claudina de Barros, da Escola de Curral Grande.

CELEBRAÇÃO
Ao longo deste ano de 2015, a Escola Maria Iracema Munhoz pretende celebrar os 90 anos do antigo Grupo Escolar de São Bernardo. A ideia partiu do diretor Alexandre Terceiro e uma das professoras mais animadas é a Maria José Monteiro. Conversamos com ambos o ano passado e colocamos a página Memória à disposição para divulgar as festividades.

E iniciamos a pesquisa, descobrindo que em 1925, além da criação do Grupo Escolar de São Bernardo, todas essas outras providências foram adotadas, então, pela Secretaria da Agricultura, a quem era afeta a Educação estadual.

O professor Alexandre, neste meio-tempo, foi transferido. Mas, em mensagem à Memória, ele garante que as atividades pensadas serão desenvolvidas pela equipe de professores, tendo à frente a nova diretora, professora Goreti.

Vamos acompanhar. Pesquisar mais sobre os antigos grupos escolares de 1925 no Grande ABC – como se chamam atualmente? Propor que cada escola faça a sua celebração, que pode se expandir para os demais criadas há 90 anos em São Paulo.

CAPITAL
Em 1925, o Estado criou grupos escolares nos seguintes bairros paulistanos: 3º do Cambuci, Jardim América, Butantã, 3º do Brás, 2º da Lapa, Vila Guilherme, Chora Menino, Tucuruvi, Casa Verde, Vila Carrão e Vila Gomes Cardim.

Também foi criado o Grupo Escolar de Votorantim, em Sorocaba.

Diário há 30 anos
Domingo, 13 de janeiro de 1985 – ano 27, nº 5722

Grande ABC – 1 – Negociação sobre o projeto trólebus ainda possível.
Editorial – Trólebus: interesse do povo é o que importa
Grande ABC – 2 – Região tem mapa das enchentes: como evitá-las. Reportagem: Elenice Vieira.
Ciência & Tecnologia (Diógenes Silva) – Mais intenso o programa espacial em 85.

Em 14 de janeiro de...
1890 – Clementino de Souza e Castro é eleito presidente da Intendência Municipal de São Paulo.
1900 – Inaugurada a nova estação ferroviária de Paranapiacaba. A obra sobreviveria até 1981, quando foi destruída por incêndio.
1915 – A guerra. Da manchete do Estadão: “O mau tempo prejudica as operações”.
Prefeito Saladino está regularizando o fornecimento de água encanada no Distrito de Santo André, que desde o início do seu funcionamento tem sido gratuito.
1925 – Esquadrilha francesa inaugura o correio postal aéreo entre o Brasil, Uruguai e Argentina. Dois aviões deixam o Rio às 4h30 e chegam a São Paulo às 8h, entregando a primeira mala postal ao aviador paulista Edu Chaves.
1930 – Promulgada a lei que cria o Código do Processo Civil e Comercial do Estado de São Paulo.
1980 – Instalado o Rotary Clube de Diadema.

Hoje
Dia do Lavador e Motorista de Carros

Santos do dia
Bv. Pedro Donders (Holanda 1809-1887). Bem-aventurado. Foi ordenado sacerdote em 1841. Dedicou-se à Pastoral dos Enfermos.
Dácio
Odorico de Pordenone
Ida

Município paulista
Hoje é o aniversário de Miguelópolis. Elevado a município em 1945, quando se separa de Igarapava, na região de Franca. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;