Nacional Titulo
'Estado' completa hoje 140 anos
04/01/2015 | 10:27
Compartilhar notícia


Com quatro páginas e tiragem de 2.025 exemplares, A Província de São Paulo começou a circular em 4 de janeiro de 1875 numa São Paulo de apenas 31 mil habitantes. Fundada por um grupo de liberais republicanos quando o País era ainda uma monarquia, tinha como lema "fazer da independência o apanágio de sua força".

Nesses 140 anos de existência, o jornal que ganhou o nome atual em 1890 informou várias gerações de leitores sobre os principais acontecimentos do Brasil e do mundo - alguns deles mesclam-se com a própria história do Estado.

A abolição da escravidão, 13 anos após a fundação do jornal, foi um dos grandes acontecimentos noticiados no fim de século 19. Nesse mesmo ano, o nome de Julio Mesquita, que começara a trabalhar na Província três anos antes, apareceu pela primeira vez como diretor do jornal do qual se tornaria o único proprietário. No ano seguinte, a proclamação da República rendeu outra edição histórica.

Inovações capitaneadas por Julio Mesquita transformariam o jornal num dos mais importantes do País. Nos primeiros anos da República, ele enviou Euclides da Cunha para cobrir o conflito de Canudos no sertão da Bahia. O relato publicado no jornal seria o embrião do clássico Os Sertões. A inovação se repetiu anos depois com o relançamento do Estadinho na 2.ª Guerra Mundial, mas durou pouco - o jornal foi tomado pela ditadura de Getúlio Vargas meses após o início da guerra.

Os cinco anos em que o Estado passou sob intervenção não são considerados na história do jornal. O período 1940-1945, porém, não foi o único em que o jornal foi impedido de produzir seus conteúdos livremente.

No auge da ditadura militar (1964-1985), após a edição de 13 de dezembro de 1968 ser apreendida, censores atuaram por anos dentro da gráfica do jornal cortando e proibindo a publicação de determinadas notícias. Ficou famosa a substituição de textos vetados por versos de Camões.

A censura acabou exatamente quando o jornal completou 100 anos. No dia de aniversário, em seu editorial, o jornal reafirmou o que publicara cem anos antes: "Continuaremos fiéis aos princípios em que acreditamos. Como sempre, nossa independência, face ao poder político como ao poder econômico, é inegociável". Princípios que permanecem até hoje. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;