Palavra do Leitor Titulo Artigo
É hora de agradecer

Cada ano vivido tem valor sem igual, digno de reconhecimento e de aplausos, se olharmos pela ótica do valor da vida, dom mais precioso que recebemos de Deus

Do Diário do Grande ABC
02/01/2015 | 08:52
Compartilhar notícia


Artigo

Cada ano vivido tem valor sem igual, digno de reconhecimento e de aplausos, se olharmos pela ótica do valor da vida, dom mais precioso que recebemos de Deus. Nosso olhar para o Criador de todas as coisas é de suprema gratidão, porque até aqui o seu amor tem nos sustentando. Porém, vemos cada vez mais a vida humana valendo menos, menosprezada, depreciada, descartada, e tratada como mercadoria. Não podemos viver num mundo de faz de conta, onde parece que tudo está bem e florido, a ‘mil maravilhas’. A vida não deve estar fácil para ninguém. Do ponto de vista econômico, profissional ou mesmo pessoal.

A vida é constante batalha com desafios e contrassensos nas diversas esferas da existência. Sua consistência e sabor não estão na ausência de dificuldades ou problemas, mas na maneira de saber lidar com eles sem deixar de viver ou ainda vivendo de qualquer jeito. Não ignore seus problemas e não viva como se eles não existissem. Apenas não permita que os seus problemas e a falta de êxitos em alguns aspectos assumam o comando do seu viver.
Acredito na força da gratidão e da ternura com a vida. Saber ser grato é atitude própria dos corações generosos, que sabem reconhecer nas pequenas coisas a manifestação de força e de amor maior em cada um de nós.

Gratidão com Deus, o Senhor da vida, que tudo criou para o nosso bem, dispondo o mundo com suas belezas e valores. Se nós, seres humanos, não somos capazes de fazer bom uso dos bens criados nem sermos fraternos uns com os outros, vencendo as barreiras do egoísmo, do orgulho e das profundas desigualdades que existem entre nós, isso não diminui a grandeza do amor e da generosidade de Deus conosco. Na verdade, a gratidão nos torna mais humildes e dependentes do amor Divino. Onde falta Deus e reconhecimento pela grandeza do seu amor, prevalece a cultura da soberba, das desigualdades e da competição.

Sermos gratos a Deus nos leva também a sermos gratos uns com os outros. Não podemos ficar no negativismo da vida e vermos apenas coisas ruins e achar que só tem gente egoísta no mundo. Quanta gente generosa ao nosso lado. Quanta gente nos faz bem especial com sua presença. Não esqueça de agradecer e reconhecer o quanto essas pessoas tornam sua vida melhor.
Que venha mais um ano! Sem fazer ‘vista grossa’, ignorar fatos e adversidades da vida, a postura que tomarmos é que vai direcionar nosso caminho.

Que o pessimismo, a descrença, o ódio e o desânimo não sejam os elementos que temperem nossos dias. Mas a capacidade de superação, a força do perdão, da reconciliação, o otimismo e sobretudo a fé em Deus.

Róger Araújo é padre, jornalista, integrante da Comunidade Canção Nova e escritor.

Palavra do leitor

Boas-Festas
O Diário recebe e retribui votos de Boas-Festas a Mercedes-Benz; DAE (Departamento de Água e Esgoto) de São Caetano; America Net; Jonatham Matos; Luísa Marchiori; Marcel Trinta; Marco Eid; Mariana Velozo; Marisa Ramazotti; Roberta Freitas; Rodrigo Freitas; Sílvia Lakatos; Suzana Lakatos; Thaís Costa; Willian Prado; Caldi Comunicação e Equipe; Juliana Sagnori; Luiz Carlos Moraes; Aline Dias; Camila Franco; Edvaldo Junior; Luana Rafael; Alessandra Souza; Ana Paula Anjos; Carolina Verissimo; Gabriele Neves; Natália Brumati; Mão Dupla Comunicação; Assistência Social Paulus; Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano; PublishCom – Comunicação Corporativa e Marketing; Luciana Alves.

Apenas joios
Algo está errado! Nosso País parece estar nas mãos de simpatizantes da gestão fraudulenta, mas deixa sensação de não ser notado às ‘grossas’ vistas dos órgãos que pagamos para intervir, no sentido de esmiuçar o lodo, com pantaneiros tão expostos nas atuações criminosas. A Operação Lava Jato apresenta, a exemplo de todas, além dos criativos títulos, um ponto em comum: nossos desembargadores, corregedores e tantos áulicos, que deveriam primar pela esteira jurídica da retidão administrativa, assistem à degradação institucional brasileira, ajoelhando-se às visíveis, mas absurdamente temerárias, atitudes da presidente Dilma em total despreocupação, fazendo do Ministério Público Federal, órgão pago para a persecução criminal, mero apêndice de consultoria para nomear seus integrantes do governo, lameados que estão, claudicantes que são. Dilma, sabendo disso antes de todos, esbanja crassos indícios de principal suspeita em tolerância política a tudo, ironizando como paladina, mesmo à frente de tantos males.
Paulo Rogério Bolas
Santo André

Barulho
Mostra um logotipo do governo federal que ‘país rico é pais sem pobreza’. Discordo. País rico é país com povo civilizado. No dia 29, nasceram meus filhos em hospital de São Caetano, cidade com ótimo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Ao completar dois dias de vida, eles foram brindados por fogos de artifício, soltados perto do hospital e por pessoas não civilizadas, por conta da virada de ano, antes e bem depois das da meia-noite. No código de trânsito brasileiro há regulamentação sobre proibição de fontes sonoras perto de hospitais, porém, não parece haver proibição prevista em lei para tais fogos. Mas um povo civilizado não precisa de leis, precisa só de bom senso. Povo civilizado não joga lixo na rua, dá preferência ao pedestre, não agride torcedor rival, não depreda bens públicos ou particulares. Como no Brasil só há respeito se mexer no bolso, os nobres vereadores do Grande ABC poderiam criar leis que proibissem a soltura desses fogos num raio de pelo menos 1km de hospitais. Mas parece que dar nome a próprios públicos e conceder titulos de cidadão a estranhos ao município é a única coisa que sabem fazer. Por que também não é inventado/instalado uma espécie de radar para som automotivo. Já que inventam radares para velocidade, porque nao inventam radares que detectam som alto? Assim, doendo no bolso, quem sabe a conversão em ser civilizado ocorre.
Roberto Gabriele
Santo André

Posse
Brasília estava avermelhada e embandeirada, 40 mil convidados devidamente recompensados se alinharam na esplanada, faziam vivas espetaculares, não vi ali o povo pagador de impostos. No Congresso, recebia de seus adeptos palmas a cada palavra. Como vimos, o primeiro ato foi notável, esperamos agora mobiliar com pessoas probas e competentes os redutos administrativos para voltarmos a crescer, sair do vermelho nas contas públicas, omitido nos discursos, só assim sairemos dessa crise senhora Dilma. Palavras são apenas palavras. Faltou desculpar-se pelos erros. Vimos obras faraônicas em outros países, não aqui. Precisamos voltar a ser sérios presidente, chega de mentirinhas.
Julio Jose de Melo
Sete Lagoas (MG)

Problemas
Ano Novo velhos problemas.Uma tempestade derruba mais de 500 árvores e a nossa prefeitura, sob o comando de um poste (literalmente apagado), ainda depois de mais de 80 horas não conseguiu resolver tudo. Mas verbas para fazer média e tentar mostrar algo que não temos ou as ridículas e mal feitas ciclovias, para isso tem muito dinheiro. O Prefeito também não está nem aí com quem perdeu tudo e ainda tem de continuar às escuras.
Kaled Baruche
Capital

Nasceu velho
Começou o novo governo velho de Dilma Rousseff. Os brasileiros estão com a sensação de que quem ganhou a eleição foi a oposição, pois tudo que Dilma rechaçou nas propostas de Aécio está implantando em seu governo, com uma ressalva o seu quadro de ministros é uma decepção. E a sua forma de consulta lembra muito o que fazem os bandidos que de dentro das prisões comandam o crime aqui fora. Dilma fez igual, segundo noticiado, recebeu José Dirceu e também consultou Valdemar Costa Neto sobre as indicações e apoios, ambos presos e condenados no caso Mensalão, os presos continuam dando as cartas. Pobre Brasil! 2015 já nasce velho.
Luciana Lins
Campinas (SP) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;