Política Titulo Tentativa de aliança
Buiú faz lobby para ser candidato a vice na chapa de Lauro Michels
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
25/12/2014 | 13:56
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Candidato derrotado na eleição à Prefeitura de Diadema em 2012, o humorista Edvan Rodrigues de Souza, o Buiú (PRB), se colocou à disposição do chefe do Executivo diademense, Lauro Michels (PV), para ser o vice na tentativa de reeleição, em 2016.

Atual diretor na Secretaria de Cultura da cidade, Buiú afirmou que pode agregar à chapa governista, trazendo artistas à campanha verde, nos mesmos moldes de sua empreitada ao Paço de dois anos atrás. “Com certeza haverá muita gente para apoiar o prefeito Lauro, que tem feito grande trabalho. Posso contribuir muito como vice dele”, sintetizou.

Buiú apoiou Lauro no segundo turno da eleição de 2012, quando a oposição se aglutinou para derrotar o então prefeito Mário Reali (PT), que buscava a reeleição. Pelo PMN, ele se juntou ao grupo de José Augusto da Silva Ramos (PSDB) para ficar ao lado do candidato verde. À ocasião, recebeu 3.652 votos, ficando em quarto lugar no primeiro turno, atrás de Reali, Lauro e Maridite Cristóvão de Oliveira (PSDB), mulher de Zé Augusto.

Segundo o humorista, o fato de ele ter se filiado ao PRB no ano passado contribui favoravelmente por sua escolha como vice de Lauro. “Sei que tenho o apoio do partido”, disse o republicano, que evitou figurar nas urnas em outubro para endossar candidaturas patrocinadas pelo Paço, como a do vereador Márcio da Farmácia (PV) como deputado federal.

Lauro sinalizou que dois nomes estão na lista de favoritos para ocupar a vaga que hoje é de Silvana Guarnieri (PTB) – a petebista dificilmente repetirá a dobrada vencedora de 2012. O vereador Ricardo Yoshio, do mesmo PRB de Buiú, é visto com bons olhos. O parlamentar Vaguinho do Conselho (PSB) também figura como predileto, mas caiu no conceito do alto comando da Prefeitura ao se unir à oposição na eleição para presidente da Câmara, pleito vencido arduamente pelo governista José Dourado (PSDB).

Outro nome ventilado para ser vice do verde em 2016 é justamente o de Zé Dourado. A indicação serviria para amenizar quaisquer turbulências com Zé Augusto, uma vez que o vereador tucano é aliado de primeira hora do ex-prefeito e ex-deputado.

O chefe do Executivo deve intensificar as negociações para sua base aliada a partir do Carnaval. Além de pesquisas qualitativas, o governo usará critério de fidelidade para a escolha do vice. Justamente por isso Vaguinho perdeu pontos – já cresce, aliás, movimento a favor da repetição da parceria entre PT e PSB, com o vereador socialista integrando a chapa do atual secretário de Saúde da Capital, José de Filippi Júnior (PT).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;