Palavra do Leitor Titulo Artigo
Psoríase tem cura?

A psoríase é doença de pele relativamente comum, crônica e não contagiosa

Do Diário do Grande ABC
19/12/2014 | 08:47
Compartilhar notícia


Artigo

A psoríase é doença de pele relativamente comum, crônica e não contagiosa. Não tem cura, mas é tratável. Além disso, a informação é a melhor forma de se evitar o preconceito contra o portador, que apresenta geralmente lesões avermelhadas escamosas. A doença tem origem inflamatória crônica e pode atingir não somente a pele, mas também as articulações.

Homens e mulheres são igualmente acometidos. Aspectos ambientais, geográficos e étnicos podem interferir. A doença pode ocorrer em qualquer idade, com picos na segunda e na quinta décadas de vida. O início antes dos 15 anos correlaciona-se com maior frequência de casos familiares.

A psoríase se manifesta, na maioria da vezes, por lesões avermelhadas escamosas bem limitadas, ocasionalmente pruriginosas em áreas de traumas constantes da pele, como, por exemplo, joelhos e cotovelos. O tamanho e o número de lesões são variáveis, podendo toda pele estar afetada – mucosas e unhas podem também estar comprometidas.

Apesar de ser uma das doenças mais estudadas pela medicina, até o momento não se encontrou a causa única para a psoríase. Mas sua base genética evidencia-se em elevada incidência familiar, em casos dos descendentes, quando um ou ambos os pais são acometidos. Os estudos genético-imunológico e bioquímico são os caminhos para elucidar a doença.

Existem fatores importantes no agravamento nas crises de psoríase: estresse; traumas, que podem levar a inflamação e aparecimento de novas lesões; infecções, principalmente as de faringe; medicamentos, como, por exemplo, anti-inflamatórios; clima (em alguns pacientes a psoríase melhora no inverno e piora no verão); fatores metabólicos (a chamada síndrome metabólica, que inclui obesidade, hipertensão arterial e dislipidemias: aumento de colesterol e triglicérides).

Em casos de psoríase moderada, pode haver apenas desconforto por causa dos sintomas. Mas, nos casos mais graves, a doença pode ser dolorosa e provocar alterações que impactam significativamente na qualidade de vida e na autoestima do paciente. Assim, o ideal é procurar tratamento o quanto antes. O acompanhamento psicológico é indicado em alguns casos.

O tratamento será definido de acordo com a apresentação da doença, sua gravidade e extensão, podendo ser tópico, sistêmico ou combinado. O objetivo é o controle clínico da doença e a melhora da qualidade de vida, evitando as recaídas. É muito importante a adesão do paciente ao tratamento e nunca interrompê-lo sem autorização do médico. Essa atitude pode piorar a psoríase e agravar a situação.

Edison Giglio de Oliveira é dermatologista do Hospital e Maternidade Brasil.<EM>

Palavra do leitor

Boas-Festas
O Diário recebe e retribui votos de Boas-Festas a Flavio Fernandes; Kátia Carvalho; Ações Comunitárias do CVV/SP; VeroPress Comunicação Corporativa; Cinthia Alves; Search Consultoria em Recursos Humanos Ltda; Marcelo Braga; Aparecida Dileide Gaziolla; Luiz Nusbaum; Printec Comunicação; Eleni Rocha; deputado estadual Vaz de Lima; Fieo (Fundação Instituto de Ensino para Osasco); Stab; ITC (Inteligência Empresarial da Construção); Uniline Consultoria Contábil.

Infestada
O prefeito de Santo André fez questão de recepcionar o time de futebol local e demagogicamente fazer o discurso de sempre. A cidade está infestada de buracos e Carlos Grana não faz nada. Dois anos de governo e até o presente momento, nada. Será incompetência ou falta vontade? E, depois, a assessoria da Prefeitura virá por esta conceituada coluna deste Diário dizer que restaurou centenas de buracos e que tudo está às mil maravilhas. Ou estão mentindo descaradamente, ou o material que estão usando é de péssima qualidade e não dura nada. Rua das Figueiras, Avenida Itamarati, Parque das Nações, Parque João Ramalho, Parque Oratório e muito mais. Dezenas de ruas que estão com buracos desde a administração passada e esta Prefeitura é inerte e sem ação. Diante disso, que tal mudar o nome da cidade para ‘queijo’?
Marina Ivanovick Pereira
Santo André

Drogas
Os eleitores brasileiros devem se considerar como viciados em drogas, pelas atuações dos políticos eleitos. Na ‘CPIzza’ da Petrobras isso ficou evidenciado, pelo resultado da CPI e pelas declarações de congressistas do PT, que devem ter passado óleo de peroba na cara. E o Judiciário livrou a cara do Maluf, procurado pela Interpol. Parecem piadas de louras.
Mário A. Dente
Capital

Resposta
Em resposta à carta da leitora Leonilda Ferreira Monteiro, o Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama informa que dia 4, às 5h58, a paciente chegou à recepção central do hospital para internação eletiva, seguindo orientações médicas. O procedimento cirúrgico estava agendado para as 8h. Emergências e urgências têm prioridade de atendimento, seguidos pelos agendamentos eletivos, de acordo com os horários determinados pelo médico. Nesta data, entre 6h e 8h, tivemos duas urgências que foram prontamente priorizadas. Especialmente no caso da senhora Leonilda, a paciente solicitou esclarecimentos para o fato de ter que aguardar tanto tempo e foi informada sobre o processo por nossa equipe de atendentes. Na mesma data, mesmo com a alta demanda que se apresentava para internações, abrimos às 8h20 o processo de internação da referida paciente, que recebeu todo o atendimento necessário ao seu procedimento, recebendo alta hospitalar na mesma data, às 17h40.
Hospital e Maternidade
Dr. Christóvão da Gama

Diário, 16.000 – 1
Com muito júbilo mais uma vez envio missiva a este nosso prestigioso Diário, desta vez para parabenizá-lo, porque o dia 16 foi muito especial para a história da imprensa regional, tendo em vista que saiu do prelo a edição 16.000 do periódico, que nos primórdios tinha o título de News Seller. Folgo saber que estamos sempre bem informados dos fatos que ocorrem no nosso pujante Grande ABC, bem como temos jornalistas sempre prontos a desvelar fatos escusos que acontecem nos bastidores da política regional! Esses jornalistas são incansáveis paladinos em prol do leitor, denunciando falcatruas perpetradas por políticos sacripantas, além de trazer à baila temas cruciantes, que afetam sobremaneira as atribuições e atribulações dos munícipes das sete cidades. Fico cá a divagar qual será a manchete da edição 70.000... Como diz o renomado jornalista e escritor Ademir Medici, ‘bola para frente!’ Saudações gutenbergianas.
João Paulo de Oliveira
Diadema

Diário, 16.000 – 2
Claro que vou cumprimento este Diário pelos 16 mil exemplares. Verdadeira vitória dos quatro garotos que vieram de São Paulo para fazer bonito aqui no Grande ABC. Conheci pessoalmente os quatro. O Angelo, foi na década de 1950, quando trabalhamos juntos numa agência bancária na Rua 15 de Novembro, em São Paulo. Ele comentava comigo que ele e mais três amigos lançariam um jornal em Santo André. O Edson, fomos companheiros de Lions (ele em Santo André e eu em São Bernardo). Fiz parte da governadoria, quando ele foi governador do Distrito L-16. O Mauri e o Fausto, no próprio jornal, pois fui publicitário e encaminhava muita publicidade para o jornal. Que história bonita. Será que tem outra igual no Brasil?
Antonio Dalto
São Bernardo 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;