Memória Titulo Memória
Mauá em 360 graus

Mauá, ano 60 da sua emancipação: 1954-2014. Os animadores culturais da cidade...

Ademir Medici
19/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Mauá, ano 60 da sua emancipação: 1954-2014. Os animadores culturais da cidade se esforçaram para criar várias exposições, daí o nome genérico: 360º. Hoje citamos mais dois espaços:

- Câmara Municipal de Mauá – curadoria Cecília Camargo, Daniel Alcaria, Jorge S. C. Sequeira e Paulo Sérgio Cardoso. Abordam fotos da trajetória política desde a campanha pela emancipação até os dias atuais e documentos.

Aproveitamos para uma correção: a foto que publicamos terça-feira, com o Lauro Gomes apoiando a emancipação de Mauá, é do acervo do Legislativo – que deve ter outras imagens tão importantes como aquela.

- Teatro Municipal de Mauá – curadoria Cecília Camargo, Marcio Bertucci e Márcio Okada. Abordam fotos antigas de locais variados, pessoas, lugares que desapareceram ao longo do tempo e um recorte da trajetória do judô em Mauá.

Compareçam, prestigiem. É de graça.

O escritório

João Sergio Rimazza

Destaco em minha memória o escritório da Rua Vito Pedro Dell’Antonia, 37. O prédio pertencia à família Ceravolo. Este local, a convite do advogado Carlos Alberto Ceravolo, foi o meu primeiro escritório. Ali pude estruturar toda a minha carreira na advocacia.

Maria de Lurdes da Silva Nascimento

Naturalidade – Caruaru (PE), 3-12-1960.

Pais – Fausto de Oliveira da Silva e Regina Maria da Silva.

Cônjuge – José Messias do Nascimento.

Filhos – Juliana, José Carlos e Eduardo.

Ocupação – Auxiliar de limpeza.

História de vida – “Nos casamos em Pernambuco e viemos para Diadema há 30 anos. Comecei os estudos na Emeb Cândido Portinari. Estudar é maravilhoso. Eu que não sabia nada, já leio algumas coisinhas. Na rua consigo ler as placas como ‘vende-se’, ‘aluga-se’ e as marcas de produtos.”

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 19 de dezembro de 1984 – ano 27, nº 5702

Manchete – Brandão (Newton, prefeito de Santo André) envia à Câmara projeto da Guarda Municipal

Editorial – Participação leva à Guarda Municipal

Limites – Após dez anos, caso de divisas entre Santo André, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra será julgado.

Movimento Sindical – Ford decide pagar abono, não demitir e greve acaba. Wheaton vai parcelar aumentos.

Especial – Sonia Nabarrete, na série Descubra o Grande ABC: baile para jovens com mais de 40

Adeus – Morre Arthemio Lorenzini, fundador e primeiro presidente da Associação Comercial e Industrial de São Caetano.

Em 19 de dezembro de...

1914 – A guerra. Da manchete do Estadão: “A Alemanha pretendia anexar a Suíça.”

1919 – Às 14h, no consulado brasileiro em Paris, é fundada a Companhia Química Rhodia Brasileira.

1924 – Segue para São Bernardo um médico legista para examinar o cadáver de João Rodrigues, 25 anos, encontrado boiando no Rio Jurubatuba.

1944 – A Segunda Guerra. Da manchete do Estadão: “Os alemães assumem a ofensiva na frente belgo-luxemburguesa; pela primeira vez na História, forças armadas brasileiras lutam em outro continente.”

1954 – Swift Atlético Clube inaugura sua praça de esportes, em Utinga, jogando amistosamente com o Araras Clube, de São Paulo.

- Em Guaranésia, Guaranésia FC 3, Náutico, de São Caetano, 2.

Municípios Paulistas

- Aniversariam hoje: Maracaí, elevado a município em 1924, na região de Santa Cruz do Rio Pardo; e Santa Lúcia, elevado a município em 1959, quando se separa de Araraquara.

Santos do dia

- Na estampa, Santo Urbano. Monge beneditino francês e papa entre 1362 e 1370.

- Nemésio viveu em Alexandria, Egito. Sofreu o martírio durante a perseguição do imperador Décio. Foi torturado e queimado vivo.

- Dário

- Paulino

- Teia 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;