Economia Titulo
Comércio contrata e leva Caged a surpreender positivamente, diz LCA
18/12/2014 | 15:45
Compartilhar notícia


O saldo positivo de 8.381 vagas criadas em novembro é um resultado surpreendente, mas ainda bem abaixo do histórico para o mês nos últimos anos, afirmou nesta quinta-feira, 18, o economista da LCA Consultores Fábio Romão. Para ele, o desempenho do comércio explica o resultado. "Foi a geração de vagas no comércio que impediu um saldo líquido negativo, como esperávamos", afirmou.

De acordo com Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado hoje pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o comércio gerou 105.043 empregos com carteira assinada no mês passado. A expectativa do economista era que o setor gerasse algo em torno de 50 mil vagas. "Esse resultado positivo, mantendo o ritmo do ano passado, pode ter a ver com o crescimento médio da renda este ano", explica.

Para Romão, o fechamento de vagas na indústria, apesar de esperado, é uma má notícia, já que ele acredita que este ano foram criadas menos vagas temporárias no setor, ou seja, as dispensas tendiam a ser menores. "É possível que postos preexistentes - que não os temporários - tenham sido fechados", diz.

O economista estima que em 2015, apesar de ser um ano de ajuste, o resultado tende a ser melhor. "A indústria teve em 2014 um fechamento de postos importante que não vai acontecer ano que vem novamente", afirma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;