O recuo no volume de tentativas de fraudes em novembro ante o mesmo mês do ano passado reflete a cautela do consumidor, que está menos confiante na economia e segue reticente em obter crédito, devido às taxas de juros mais elevadas, justificam, em nota, os economistas da Serasa. Além disso, os profissionais completam que a quantidade menor de dias úteis no penúltimo mês de 2014 em relação a novembro de 2013 e a ausência de uma data comemorativa "forte" para o varejo também permitiram certo alívio no volume de tentativas de golpe contra os consumidores.
Conforme o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude - Consumidor, as principais tentativas de golpe acontecem por meio da emissão de cartões de crédito, financiamento de eletrônicos, compra de celulares com documentos falsos ou roubados, abertura de conta, compra de automóveis e abertura de empresas.
De acordo com a pesquisa, o segmento de telefonia respondeu por 71.998 registros, totalizando 41% do total de tentativas de fraude realizadas, queda em relação aos 45,8% registrados em novembro de 2013. No setor de serviços (construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral), houve 54.284 ocorrências, o equivalente a 30,9%. Na sequência, aparece a área bancária, com 32.927 tentativas, ou 18,8% do total. Já o varejo contabilizou 13.050 tentativas de fraude, ou 7,4%. O ranking da Serasa ainda é composto por demais segmentos, que registraram 1,9% do total apurado.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.