Setecidades Titulo
Detran antecipa horário de aula noturna
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
04/07/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O Detran (Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo) permitiu a antecipação em uma hora e meia no horário das aulas práticas noturnas de habilitação após apelo das autoescolas, que alegavam falta de segurança. Mesmo assim, algumas empresas não aprovam a medida e se dizem contra a vigência das aulas noturnas, que se tornaram obrigatórias desde maio.

Das 20 aulas exigidas para obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), quatro deverão ser à noite. Essas aulas poderão ser realizadas das 18h30 às 22h, uma hora e meia mais cedo do que a lei determinava anteriormente, entre 20h e 23h30.

Para o diretor da autoescola Modelo de São Bernardo, Rogério Baddini, 33 anos, a questão não é o horário e sim a obrigatoriedade da aula noturna. "Somos contra. E os alunos, quando ficam sabendo, também discordam da medida. Mesmo antecipando o horário, a falta de segurança na rua é grande. Além disso, há alunos que só podem fazer aulas durante a manhã e outros à noite. Agora, com a nova lei, eles precisam fazer nos dois períodos", reclamou.

Quem compartilha da mesma opinião é a secretária da automotoescola São Caetano Luciana Aparecida Teixeira, 21. "A região onde ficamos não tem muito comércio.

Permanecer aberto após às 19h é perigoso. Além disso, as aulas são feitas próximo ao estádio de futebol, que nesse período é deserto. Ninguém vai se sentir seguro."

Pela portaria do Detran, no horário de verão haverá nova mudança: das 19h30 às 22h30. Além disso, as aulas noturnas devem ser feitas após o aluno ter realizado todas as diurnas, visando o domínio mínimo da prática veicular.

CUSTO - Outra reclamação das autoescolas é que terão de contratar novos funcionários para o horário da noite. "Não dá para manter o mesmo número de professores, pois eles terão de trabalhar muito mais. Se formos colocar todas essas despesas a mais na ponta do lápis, o custo da habilitação sairá ainda mais caro", ressaltou Luciana. De acordo com ela, o valor médio para tirar a CNH é de R$ 800.

SEGURANÇA - Para o proprietário da autoescola Alda, de Diadema, Cosme Edinardo de Oliveira, 33, a alteração é benéfica. "Estive no Congresso da Autoescola e fizemos esse apelo. Para o nosso entendimento, horário noturno é de acordo com o por do sol".

Segundo Cosme, alguns alunos já faziam aula nesse horário. "Eles vão vivenciar as mesmas situações difíceis do dia a dia, além de terem mais movimento na rua", disse o proprietário, que não concordava com o horário anterior por não ser de fácil acesso para muitas pessoas, principalmente para donas de casa. "Como elas iriam deixar filho e marido a essa hora para fazer aulas de direção?"

Segundo o diretor da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de São Bernardo, Gilmar Camargo Bessa, o órgão de trânsito atendeu a reivindicação das autoescolas por não ver divergência com o propósito da lei. "Nós, fiscais, entendemos que o aluno continuará tendo a oportunidade de vivenciar todas as situações que há no trânsito", explicou.

Para ele, quem tem interesse em tirar a carteira de habilitação irá se adaptar. "A pessoa terá de se organizar melhor, mas não vejo problema."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;