Trabalhador Titulo Seu negócio
Cenário nada animador
Simpi
03/12/2014 | 07:24
Compartilhar notícia


Os resultados da última rodada do Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria de São Paulo, encomendado pelo Simpi-SP (Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo) e realizada mensalmente pelo Instituto Datafolha, revelam que as demissões, o endividamento com bancos e o peso da carga tributária atingiram os índices mais altos desde que a pesquisa foi criada. Além disso, todos os demais indicadores também tiveram sensível piora, deixando claro que a categoria econômica passa por período de crise, com poucas perspectivas de melhora a curto prazo. “Cerca de 64% das micro e pequenas indústrias paulistas, ou seja, algo em torno de 173 mil empresas com 900 mil trabalhadores empregados, estão enfrentando sérias dificuldades e, se não houver mudanças significativas na economia e no setor financeiro, é possível que esse cenário piore ainda mais nos próximos meses”, avalia o presidente do Simpi-SP, Joseph Couri.

A 20ª rodada da pesquisa Simpi-SP foi realizada entre os dias 13 e 27 de outubro, cujos dados e indicadores podem ser consultados no site da entidade (www.simpi.org.br).

Crescimento da certificação digital no Brasil

Atualmente, pouco mais de 5 milhões de empresas e pessoas físicas possuem certificados digitais no País, segundo informações do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), autarquia federal responsável pelo sistema brasileiro de certificação digital. E o volume vem crescendo rapidamente, não só porque esse recurso tecnológico serve para autenticar documentos eletrônicos com validade jurídica mas, também, para o cumprimento de diversas obrigações legais e regulamentares, tais como o recolhimento do FGTS e a emissão de nota fiscal eletrônica pelas empresas.

“Com a adoção dessa ferramenta para a transmissão de informações ao Fisco e ao e-Social, para a protocolização de processos judiciais eletrônicos e, até mesmo, para a emissão de carteiras de identificação digital profissional e/ou individual, esse mercado deverá crescer muito nos próximos anos”, afirma George Doi, diretor do Simpi e responsável pelo setor de certificação digital da entidade.

Auditoria ajuda a empresa crescer organizada

Ao contrário do senso comum de que é algo associado a megacorporações em crise, uma auditoria externa pode ser ferramenta importante para promover salto de qualidade em um empreendimento, seja qual for seu porte. Bem diferente da situação em que uma consultoria é contratada quando, praticamente, já não há mais nada o que fazer, a realização de avaliações preventivas e frequentes pode beneficiar até as empresas menores, se encarada como oportunidade para melhoria de gestão e reorganização interna.

Na condição de observador externo, um avaliador experiente e especializado tem plenas condições de identificar falhas e problemas operacionais, podendo inclusive propor correções de rota de forma isenta, caso seja necessário. Assim, a partir de uma revisão contábil e tributária bem feita, a empresa terá condições de realizar planejamento estratégico que permita controlar devidamente o fluxo de caixa, manter seus tributos em dia e trabalhar com metas realistas, que irão gerar credibilidade junto ao público externo e, com isso, facilitar a obtenção de financiamentos e atrair potenciais investidores, além de outras vantagens.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;