Esportes Titulo Corinthians
Timão volta a ser absolvido no caso Petros e ironiza gaúchos

Clube corria o risco de perder quatro pontos
no Brasileiro, mas não perdoa Grêmio e Inter

Do Diário do Grande ABC
28/11/2014 | 08:08
Compartilhar notícia
Divulgação


Em julgamento ontem, o Corinthians foi absolvido, por maioria de votos, pelo pleno do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) de suposta irregularidade na escalação do volante Petros contra o Coritiba, pela 13ª rodada do Brasileiro, no dia 3 de agosto. Caso fosse considerado culpado, o time poderia perder quatro pontos, o que complicaria a sua busca por vaga na Libertadores. Outros réus do caso, a CBF foi multada em R$ 10 mil e a FPF (Federação Paulista de Futebol) também foi absolvida.

O clube paulista já havia sido absolvido em julgamento de primeira instância, pela 5ª Comissão Disciplinar do STJD. Na ocasião, CBF e a FPF foram punidas com multa de R$ 10 mil por terem sido consideradas culpadas por erro no registro do jogador

Inicialmente, a procuradoria denunciou o clube paulista depois de o departamento de registro e transferência da CBF apurar que o contrato de Petros fora registrado no dia 1º de agosto, uma sexta-feira. Mas o novo vínculo entre o Corinthians e o jogador foi incluído no Boletim Informativo Diário da CBF (registro de jogadores) no dia seguinte, data em que a entidade não tem expediente. A procuradoria argumentou que, por isso, Petros só poderia estar apto para atuar na segunda-feira, mas o atleta enfrentou o Coritiba no dia 3.

O relator do caso, Flávio Zveiter, considerou que a CBF errou por não ter analisado o novo contrato do atleta, enviado pela FPF no dia 1º de agosto, e ter permitido que no sábado, dia 2, o nome do atleta fosse incluído no Boletim Informativo Diário. Então, isentou o Timão e o a FPF da irregularidade.

Petros tinha vínculo de empréstimo com o Corinthians até 2015, mas o clube resolveu fazer contrato fixo com o jogador e no registro deste contrato físico se deu o imbróglio. Diante disso, o procurador Paulo Schmitt amenizou a situação do Corinthians. Para ele, o clube não teria agido com má fé porque conseguiu provar que, mesmo que não se validasse o novo vínculo, Petros poderia jogar por causa do contrato anterior que era válido até 2015. Mas não poupou CBF e FPF que, segundo a procuradoria, falharam em deferir o contrato do atleta.

O Timão aproveitou a absolvição no caso Petros para ironizar a dupla de rivais gaúchos Grêmio e Internacional, que entraram como partes interessadas no processo pela suposta escalação irregular do volante.

Não demorou para que a página do Twitter do Corinthians se manifestasse. Ela divulgou uma imagem com as duas mascotes da Olimpíada de 2016 abraçadas, como se fossem as “mascotes do Brasileirão”. O azul, uma das cores do Grêmio, trazia no peito os dizeres ‘7 x 1’. Já o amarelo foi pintado de vermelho, cor do Internacional, e trazia em seu peito a inscrição ‘DVD’.

A provocação ao Internacional vem desde 2009. Na ocasião, durante a decisão da Copa do Brasil justamente contra o Timão, o então vice-presidente de futebol do clube gaúcho, Fernando Carvalho, elaborou DVD com supostos erros de arbitragem a favor do time paulista. O título ficou no Parque São Jorge e desde então a torcida corintiana não perdoa o adversário pela atitude de seu dirigente.

Já a provocação ao Grêmio tem um alvo direto: Luiz Felipe Scolari. Os dizeres ‘7 x 1’ fazem referência à goleada sofrida pelo Brasil diante da Alemanha na semifinal da última Copa do Mundo. Na ocasião, o atual técnico gremista comandava a Seleção. Depois da derrota tricolor no domingo para o Corinthians, Felipão criticou bastante a atuação do STJD no caso Petros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;