Cultura & Lazer Titulo
Game: festa de Barretos o ano todo
Fabiana Cotrim
Da Redaçao
21/02/2000 | 19:29
Compartilhar notícia


A conclusao a que se chega depois de jogar pela primeira vez American Rodeo: Bull Rider 2000 é a de que estar em cima de um touro de verdade parece ser mais fácil do que dominar as teclas do computador e se manter por oito segundos em cima do animal virtual. Mas, após algumas jogadas, a sensaçao é a de estar em plena festa de Barretos ou nos circuitos norte-americanos de rodeio.

O jogo, lançamento da Byte & Brothers, é voltado principalmente aos apreciadores do esporte e aos que sonham estar em uma arena bancando o cowboy, mas nao têm coragem de passar nem ao lado. A trilha sonora, com as típicas músicas norte-americanas, remete o jogador às festas de rodeio e ajuda a criar o clima country.

Mas o jogo, em si, nao é tao simples. O objetivo final, como em todas as competiçoes da categoria, é manter-se por oito segundos em cima do touro. No game, a sensaçao é de que esse tempo significa uma eternidade. Com um pouco de prática, porém, é possível permanecer no animal pelo tempo estipulado, mas até chegar a esse nível, o jogador passou por muitas quedas e recebeu vários ataques do touro.

O jogo é dividido em três categorias: exibiçao, rodeio e temporada. Na primeira, o candidato a cowboy compete sozinho. É uma forma de aprender a dominar o game. Mesmo nessa categoria amadora, há a presença de torcida e narrador no melhor estilo norte-americano. No rodeio, é possível disputar a competiçao com outros jogadores . Mas, a melhor de todas, sem dúvida, é a temporada, onde o jogador viaja pelo circuito dos EUA, passando pelos abertos de diversas cidades, como Colorado, Arizona e Flórida.

Ao final, se conseguiu permanecer os sonhados oito segundos domando o touro, aquele que somou mais pontos é clamado vencedor do aberto, com direito a medalha e a prêmio em dinheiro. No fim da temporada, após enfrentar cerca de 80 animais, pode até sair como campeao do ano. Mas o computador, um dos rivais, nao irá facilitar as coisas. É possível também gravar as melhores performances e apreciá-las a qualquer momento.

Enquanto está em cima do animal, o jogador tem um gráfico abaixo que indica o tempo, a pontuaçao e até o estado de saúde do competidor. Conforme a queda ou os golpes recebidos, a saúde vai diminuindo, podendo ocasionar o afastamento em uma rodada ou em toda a competiçao.

A dica ao cair é correr rapidamente, evitando ficar sob o touro ou no alvo de seus chifres. É interessante, como diversao, estar atento ao personagem que afasta o animal para dentro da cerca, chamado de palhaço da arena. Os detalhes e a semelhança com a situaçao na competiçao normal sao impressionantes. É possível ouvir o bufar do touro e os gritos da platéia, que vibra nos melhores lances. Outro destaque fica por conta das arenas. Cada cidade tem a sua, em diversos formatos, aberta ou fechada e com direito a telao (este exibe filmes verdadeiros) e a platéia lotada.

O jogador, antes de iniciar a competiçao, poderá escolher com qual peao quer competir e dar um nome para o seu. Os touros, que levam nomes nada simpáticos, como Hurricane (furacao), Twister (tornado) e Red Devil (diabo vermelho), nao podem ser escolhidos. Como na competiçao real, a escolha é aleatória e a tendência é de que ao fim da temporada tenha enfrentado todos. Com o tempo, o jogador irá conhecer a característica de cada um, fato que facilitará o domínio do teclado.

Mas, apesar das qualidades gráficas e de reproduçao das situaçoes, o usuário que nao entender o inglês básico terá dificuldades nos controles do game. No game que o Diário testou, o manual digital estava em inglês, diferentemente da promessa do distribuidor. O game foi testado em um Pentium II 233 MHz e se mostrou lento ao carregar. Durante os jogos, rodou normalmente.

Nao basta ficar em cima do animal. O jogador deve ser ágil e aprender a cair. As teclas de direçao do teclado sao as que controlam o cowboy, mas se apertadas em conjunto com shift o resultado é mais efetivo. O mesmo procedimento deve ser utilizado para fugir do animal após a queda.

Ao iniciar o game, o jogador terá os olhos fixados para o peao na arena. Porém, comandar olhando para o touro é mais difícil. Antes de o portao ser aberto, aparece uma cruz vermelha e outra verde no centro da tela. Para manter-se em cima do touro, as duas devem estar o mais próximo possível. Também nao é fácil, mas é a única forma de conseguir saber para o lado que se deve seguir.

Configuraçao Mínima - Pentium 133 MHz, 16 MB de Ram, 100 MB de espaço no HD, Windows 95/98, CD-ROM 4x, DirectX 5.0; game suporta joystick com force feedback. Preço sugerido: R$ 29.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;