Turismo Titulo
Lençóis Maranhenses: singular vastidão de dunas e lagoas
Da AJB
10/12/2003 | 18:35
Compartilhar notícia


Entre os municípios de Primeira Cruz e Barreirinhas, no Maranhão, nasce um fascinante manancial de lagoas e dunas. Vastidão de paisagens deslumbrantes. Com área equivalente à da cidade de São Paulo, os Lençóis Maranhenses acalentam o sonho dos que rimam férias com vida selvagem, com a busca do primitivo para recarregar as baterias sugadas pelo cinza urbano.

O lugar, a despeito do resort de Barreirinhas, responde por uma feição absolutamente rústica do ecoturismo, que inibe a visitação em massa. Frustra-se quem busca boas opções de hospedagem nas redondezas. Um volume ainda inversamente proporcional aos encantos que fazem de Lençóis uma das faces mais interessantes, mais lindas do Brasil.

O ponto de partida para desbravar tais encantos é a capital maranhense, São Luís. De lá, os roteiros costumam seguir para Alcântara, que guarda rico legado histórico da colonização portuguesa. Na visita à cidade, tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, em 1948, contempla-se o matrimônio entre cultura e natureza. São realizados, sempre de acordo com a maré, passeios às praias da região. Belos cenários compostos por mangues e igarapés.

Em Barreirinhas, programa obrigatório é o passeio de barco pelo rio Preguiças. Além de deleitar-se com as paisagens que aliviam as retinas cansadas da estética urbana, o turista conhece parte da cultura maranhense, visitando, por exemplo, a Casa da Farinha. Lá, acompanha-se o processo de fabricação do principal alimento local.

Imperdível também é a viagem de barco até o delta do Parnaíba, no Piauí, único em mar aberto nas Américas. O passeio, temperado por lendas e mistérios do delta, culmina na bela Camocim, escoltada por seculares muros de pedra, uma enorme duna e praias selvagens. Outra ótima opção: percorrer as dunas em veículos 4x4. Do alto de uma delas, de 50 m, contempla-se a paisagem singular formada pela imensidão arenosa pontilhada de lagoas, como a da Lua, a do Peixe e a Azul. Parada ideal para observar o pôr-do-sol.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;