Cultura & Lazer Titulo
Intel cria soft visual para ambiente Linux
Paulo Basso Jr.
Da Redaçao
18/09/2000 | 18:13
Compartilhar notícia


Com o objetivo de intensificar o uso de vídeo em computadores equipados com o sistema operacional Linux, a Intel desenvolveu a primeira versao do Open Source Vision Library voltada para o ambiente predileto dos usuários de informática antimicrosoft.

O novo software, segundo o fabricante, oferece funçoes variadas para trabalhos com imagens. Entre suas características, estao o reconhecimento de vozes e rostos, monitoramento de objetos e calibragem de câmera. O principal objetivo dessas inovaçoes é auxiliar pesquisadores a desenvolverem alternativas para o uso da computer vision (visao do computador), como forma de interaçao entre pessoas e máquinas.

Para manter o software compatível com as atualizaçoes do mercado, a Intel espera contar com a participaçao dos usuários em sua biblioteca de visoes de computador. No início do ano, a empresa criou esse espaço para as pessoas que utilizavam o programa correspondente para Windows. De acordo com a Intel, atualmente, cerca de 500 pesquisadores de todo o mundo participam de grupos baseados na Web para estudo do tema.

Outra medida tomada pela empresa para o constante crescimento do produto é a manutençao do código fonte apresentado e analisado por especialistas e revisores dos principais laboratórios de informática que estudam a visao do computador. Quem quiser conferir o resultado pode baixar a biblioteca da página www.intel.com/research/mrl/research/cvlib.

Na versao Linux, o software de fonte aberta inclui ainda código fonte C para todas as funçoes da biblioteca, além de uma licença de distribuiçao liberada de royalty. Os pesquisadores que quiserem se inscrever no grupo de usuários devem enviar um e-mail para OpenCV-subscribe@egroups.com. 

Com o lançamento do Open Source Vision Library para Linux, a Intel espera aumentar a sua participaçao no mercado de softwares. A principal especialidade da empresa é a fabricaçao de microprocessadores, que equipam a maior parte dos computadores de todo o mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;