Cultura & Lazer Titulo
Costumes dos anos 80 são tema de peça no Conchita
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
06/12/2001 | 18:45
Compartilhar notícia


Com entrada franca, o Teatro da Conspiração, nascido na Escola Livre de Teatro (ELT), de Santo André, apresenta sábado um ensaio aberto de Geração 80 no Teatro Conchita de Moraes, em Santo André.

A peça, que está em processo de construção desde fevereiro, tem dramaturgia de Adélia Nicolete e direção de Solange Dias e deve estrear em março de 2002. “O que o público verá no sábado é um ultrassom. A criança nasce em março”, diz Adélia. O objetivo da companhia é colher opiniões.

Os dez personagens, concebidos em processo colaborativo entre dramaturga, diretora e atores, formam um grupo de amigos gerado nos anos 80. A montagem enfoca a trajetória e o reencontro, anos depois. “O texto ainda deve passar por modificações, mas os personagens permanecem. Temos de quatro a cinco horas de cenas, mas mostraremos duas horas”, afirma Adélia.

“A peça trata a década de 80 como pano de fundo para as alegrias, os conflitos e as dúvidas desse grupo de amigos de classe média baixa, que partem para a vida após a formatura”, diz Adélia.

O texto detecta o boom do rock nacional – a banda carioca Blitz, de Evandro Mesquita e Fernanda Abreu, é uma presença certa – e passa por outros fenômenos da cultura pop, como o livro Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva. “Chamamos atenção para temas político-sociais ainda presentes, como gravidez indesejada e aids”, afirma Solange.  

Segunda montagem – Geração 80 é a segunda montagem do Teatro da Conspiração. Escrita por Luis Carlos Leite e dirigida por Solange, Partida estreou no fim do ano passado durante a mostra que comemorou o décimo aniversário de fundação da ELT e deve iniciar temporada em São Paulo em janeiro.

Geração 80 – Ensaio aberto. Dramaturgia de Adélia Nicolete. Direção de Solange Dias. Com o Teatro da Conspiração. Sábado, às 20h. No Teatro Conchita de Moraes – praça Rui Barbosa, 12, Santo André. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;