Economia Titulo Seu bolso
IPVA vai ficar 4,2% mais barato em 2015

Redução do tributo ocorre devido à queda nos
preços médios praticados no varejo neste ano

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
20/11/2014 | 07:29
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) ficará, em média, 4,2% mais barato no Estado de São Paulo em 2015, de acordo com tabela que será publicada hoje no Diário Oficial do Estado, que pode ser consultada pelo endereço www.imprensaoficial.com.br e no site da Secretaria da Fazenda (www.ipva.fazenda.sp.gov.br).

A redução no imposto se explica pela queda nos valores dos veículos postos a venda no varejo. Isso porque a cobrança do tributo toma como base o levantamento realizado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que verifica os preços de 11.176 diferentes marcas, modelos e versões.

O estudo da Fipe – que toma como referência os valores de setembro – identificou maior queda nos preços de automóveis usados (de 4,6%). Motocicletas tiveram redução de 4,1%, seguidas de caminhões (-3,4%). Os custos dos utilitários ficaram 3,9% mais baixos e, os de ônibus e micro-ônibus, 2,2% menores na comparação com o ano anterior.

O ritmo de retração média de 4,2% é inferior ao observado na tabela de 2013, quando houve recuo de 5,16% na comparação com os valores praticados em 2012 (quando os preços já haviam caído 8% frente a 2011). O diretor da ADV Consultoria Automotiva Paulo Roberto Garbossa cita que os carros zero da linha 2015 tiveram pouca alteração em relação aos da linha 2014, o que nivela também o patamar dos usados, que enfrentam, por sua vez, depreciação normal de um ano para o outro.

Pesquisa da Autoinforme mostra que, depois de alta de 4%, em média, nos preços dos carros novos no primeiro trimestre, por causa da incorporação de itens que passaram a ser obrigatórios de fábrica, como air bag e ABS, em 2014, a concorrência acirrada e a demanda fraca fizeram os preços irem desacelerando mês a mês. No acumulado do ano até setembro, a elevação era de 2,37%.

ALÍQUOTAS - As alíquotas do IPVA permanecem as mesmas dos anos anteriores. Os proprietários de veículos movidos a gasolina e os bicombustíveis pagarão 4% sobre o valor venal do carro. Para os exclusivamente a álcool, eletricidade ou gás, ou combinados entre si, o percentual é de 3%. Picapes cabine dupla recolhem 4% e, utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus e motos, pagam 2%; para caminhões, o índice é de 1,5%. Se o contribuinte quiser, pode também acessar o site da Fipe (www.fipe.org.br), que traz parte dos preços médios do mercado, e fazer o cálculo.

CALENDÁRIO - O calendário de pagamento do IPVA 2015 já está definido e, como em anos anteriores, é possível pagar o tributo em cota única em janeiro, com desconto de 3%, ou parcelar em três vezes (nos meses de janeiro, fevereiro e março), de acordo com o final da placa do veículo. Também dá para quitar o valor total em fevereiro, sem desconto.

Especialistas orientam que o ideal é se planejar e reservar dinheiro – por exemplo, parte do 13º salário –, para pagar o imposto de uma vez só em janeiro. “Apesar de não ser um desconto grande, é interessante. Aplicações financeiras, como poupança e renda fixa, em dois meses não rendem isso, no máximo 1,5% que é a metade (dos 3%)”, afirma o professor de Finanças de graduação e mestrado da FIA (Fundação Instituto de Administração), Rodolfo Olivo.

Ele acrescenta que, além do desconto, reservar dinheiro para pagar o IPVA à vista também é interessante como planejamento financeiro, já que há outras despesas que pesam no bolso do consumidor no início de ano, como matrícula e material escolar. Olivo cita que planejar é importante para não se perder o controle dos gastos. “É como regime, todo mundo sabe o que fazer, mas é preciso ter disciplina”, diz.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;