Setecidades Titulo Concurso literário
Vocação torna aluna campeã

Larissa Alecrin Conti, vencedora do Desafio de Redação do Diário, quase tirou a nota máxima na redação do Enem no ano passado

Vanessa de Oliveira
do Diário do Grande ABC
20/11/2014 | 07:07
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Embora diga que não esperava ganhar o prêmio máximo do Desafio de Redação, promovido pelo Diário, o desempenho da estudante Larissa Mylene Alecrin Conti, 17 anos, da Etec (Escola Técnica) Júlio de Mesquita, em Santo André, em outras ocasiões mostra que a jovem tem vocação para a produção de textos. No ano passado, ao prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a redação da adolescente obteve nota 940, sendo que a pontuação vai até 1.000. A habilidade lhe rendeu, agora, bolsa integral de estudos na USCS (Universidade Municipal de São Caetano).

A paixão pela escrita vem desde a infância. Ela, inclusive, já iniciou três histórias, que pretende transformar em livros. “Sempre gostei muito de escrever, é uma terapia. Tenho três histórias começadas, que vou desenvolvendo ao mesmo tempo, mas ainda não as concluí”, fala ela, contando o enredo de um dos textos em produção. “Fala sobre um anjo que foi enviado à Terra para enfrentar uma batalha.”

Embora o talento nato tenha sido primordial para vencer o concurso literário, Larissa faz questão de mencionar duas pessoas que considera parte dessa conquista: a professora de Língua Portuguesa Isabel Toscano Lima Gasparini, 57, por ter aconselhado o uso da criatividade na redação, e a amiga Juliana Pereira Tavares de Melo, 17, por ter sugerido que o texto fosse escrito em forma de acróstico (composição em verso na qual a primeira letra da linha é lida em ordem e forma um nome ou título). Porém, tanto a docente quanto a companheira de classe frisam que o mérito é todo da aluna.

“A Larissa escreve muito bem. As dissertações dela são maravilhosas, tem conhecimento, apuro linguístico, ela é ótima”, descreve Isabel.

“Ela disse que não estava conseguindo desenvolver o texto. Sei que ela é criativa, falei para fazer em acróstico e ela achou a ideia boa”, recorda Juliana. A redação foi escrita com base na frase Qualidade de Vida, Futuro Saudável, dentro do tema Qualidade de vida hoje. Saúde no futuro, proposto pela oitava edição do concurso.

Com a bolsa, a estudante cursará Psicologia. Ela já projeta metas para o futuro. “Quero conquistar sucesso profissional e ajudar o máximo de pessoas que eu puder.”

Larissa mora em Mauá, no bairro Parque das Américas, e escolheu cursar o Ensino Médio na Etec pela qualidade do ensino. A coordenadora da escola, Rita de Cássia dos Santos Chimenes, 32, salienta o trabalho diferenciado da unidade, voltado à leitura e escrita. “No 3º ano, temos matéria que trabalha muito a parte da escrita com diversos tipos de texto, como redação, história em quadrinhos.”

A diretora Suely de Campos Magini comenta que a vitória de Larissa estimulou os estudantes da escola. “Os alunos que estão no 1º e 2º anos estão ainda mais motivados a participar das próximas edições do Desafio.”

O concurso é promovido pelo Diário, correalizado pela USCS e tem apoio da Ecovias e do Hospital Brasil.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;